Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C

CERCINA integra projeto europeu de partilha de boas práticas no apoio à pessoa com deficiência

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CERCINA é uma das cinco organizações europeias que integram o projeto "The Path to the Independent Life" (Caminho para uma Vida Independente), inserido no programa "Erasmus+".

Entre o passado sábado e esta terça-feira 11 de fevereiro, a CERCINA acolheu cerca de duas dezenas de técnicos de vários países europeus, no âmbito do projeto Erasmus+ “The Path to the Independent Life”. O projeto visa a troca de experiências e a partilha de boas práticas, no que diz respeito a técnicas inovadoras de apoio à pessoa com deficiência. As atividades decorrerão ao longo do ano 2020, envolvendo a CERCINA, enquanto representante portuguesa, e parceiros da Eslováquia, Chipre, Croácia e Grécia. Durante os quatro dias na Nazaré, os técnicos participaram em workshops teóricos e práticos, visitaram as instalações da CERCINA e de parceiros locais, e deslocaram-se aos estúdios da Rádio Nazaré para intervir num programa especial dedicado às questões da capacitação e da inclusão. Tendo por base a observação das práticas locais e a realização de acções de formação dirigidas aos técnicos, o projeto “The Path to the Independent Life” pretende abordar métodos terapêuticos inovadores (estimulação basal e sensorial, estimulação cognitiva, ergoterapia e comunicação alternativa) e dar a conhecer boas práticas na área da educação e da prática desportiva inclusiva. Segundo o presidente do Conselho de Administração da CERCINA, Joaquim Pequicho, «a CERCINA tem tido um papel importante na afirmação da inclusão como princípio central dos direitos humanos e dos direitos da pessoas com deficiência.». Na sua opinião, «um caminho para a vida independente das pessoas com deficiência é materializado através da mobilização de todos os agentes da comunidade e da alocação de recursos especializados como aqueles que a CERCINA tem disponibilizado». «Como organização aprendente não deixamos, por um lado, de partilhar o que fazemos de bom nesta matéria mas, por outro lado, também sentimos a necessidade de nos questionar e de receber contributos das boas práticas promovidas por outras organizações, conclui Joaquim Pequicho.

Ao longo de todo o projeto, a CERCINA irá partilhar a sua experiência nas áreas da capacitação da pessoa com deficiência nas suas diferentes fases ao longo da vida (ensino, aquisição de competências pessoais e sociais, desenvolvimento físico e motor, formação e inserção profissional).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn