Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 14° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C

Professor da Escola Profissional de Agricultura de Alcobaça desenvolve o pão de medronho

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O “Pão Medronho”, desenvolvido por Rui Lopes, professor na Epadrec de Alcobaça e estudante na licenciatura de Dietética e Nutrição na Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, foi o terceiro classificado do 4º Concurso de Ideias Agriempreende, que decorreu no âmbito do Fórum de Empreendedorismo e Inovação, e distingue ideias inovadoras no setor agrícola.

O pão resulta de uma investigação de cinco anos e estará disponível no final deste ano em vários pontos dos distritos de Leiria, Castelo Branco e Lisboa.

O produto, em fase de conclusão dos processos produtivos, apresenta um perfil nutricional diferenciador, que se destaca pelo baixo teor de sódio e a presença de vários minerais provenientes do medronho.

É rico em fibras e conta com vários ácidos orgânicos voláteis e compostos antioxidantes, como os flavonoides, benéficos pela sua ação anti-inflamatória e na proteção da função cardiovascular, na diminuição do risco de cancro e da oxidação celular.

Rui Lopes explica que é “um pão de aspeto rústico, com farinhas não corrigidas, de longevidade superior – mantendo a frescura e macieza interna até ao sexto dia de vida útil. A disponibilização deste pão aromático no mercado pretende dar resposta aos consumidores que procuram produtos alimentares mais naturais e saudáveis, com benefícios para a saúde, e que podem ao mesmo tempo apoiar a fileira do medronho”.

Ao longo do projeto de investigação foi ainda possível encontrar soluções tecnológicas que contribuem para a resolução de alguns problemas no processamento deste fruto na indústria de transformação alimentar, o que permite apoiar a fileira do medronho e reorganizar as estratégias agroindustriais, e apoiar a economia das populações do interior de Portugal, onde o fruto tem maior expressão económica agroflorestal.

Rui Lopes é estudante finalista da licenciatura em Dietética e Nutrição na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology do Politécnico de Leiria (ciTechCare), e estudante do mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria.

O Pão Medronho estará disponível ao consumidor perto do final de 2019 na padaria Ritus do Pão, e em algumas lojas do grupo Coviran na região de Leiria, prevendo-se o alargamento dos pontos de venda nos próximos anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade