Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 12° C
11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
10° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 12° C

Polícia Marítima da Nazaré apreende artes de pesca ilegais

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A autoridade marítima aprendeu mais artes de pesca ilegais, que foram detetadas entre os 150 e os 200 metros da costa, junto à praia do Salgado.

A apreensão, divulgada pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), aconteceu na manhã da passada terça-feira, dia 12, durante “ações de fiscalização, com o objetivo de reprimir atividades ilegais, nomeadamente o exercício da pesca com arte de emalhar junto à costa, com auxílio de embarcação”.

Das infrações detetadas, foi efetuado o respetivo auto de notícia, que dará origem a processo de contraordenação, revela a AMN.

“O exercício da pesca com arte de emalhar, quando praticado a partir de embarcação, é proibido a uma distância inferior a um quarto de milha náutica da linha de costa de Portugal continental, devendo as artes estar devidamente sinalizadas com boia, mastro e bandeira e com os elementos identificativos da embarcação a que pertencem e tipo de arte”, explica a AMN, situação que não se verificou nos casos detetados. E acrescenta: “A falta de sinalização adequada das artes, caladas, junto à costa constitui um perigo agravado para todas as embarcações que navegam junto a terra”.

Ainda durante o mesmo dia, a Polícia Marítima efetuou uma ação de fiscalização no porto da Nazaré, com o objetivo de repressão de atividade ilegais.

Foi detetada uma “embarcação de pesca costeira, acabada de atracar”, em incumprimento quanto à validade do Rol de Tripulação, sendo elaborado o auto de notícia e instaurado o respetivo processo de contraordenação. “Foi também realizada uma ação de sensibilização ao Mestre da embarcação, para que seja adotada uma cultura de prevenção e segurança entre os trabalhadores da pesca, com o intuito de diminuir a ocorrência de acidentes no mar”, lê-se no comunicado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido homem de 40 anos por suspeita de branqueamento de capitais

A PSP da Nazaré deteve, no passado dia 20, um homem com 40 anos que está sob a alçada da justiça por recair sobre ele um mandado de detenção por suspeita de crime de branqueamento de capitais. Segundo o Comando Distrital de Leiria da PSP, “na sequência da...

Duas pessoas arrastadas por onda resgatadas do mar com vida

Pai e filha foram arrastadas por uma onda na Nazaré no último dia do ano 2023. Ambos foram auxiliados junto ao molhe sul do porto da Nazaré. Na sequência de um alerta, recebido pelas 17h38, para o arrastamento de uma pessoa para o mar, foram ativados de imediato...

Naufrágio na Nazaré fez duas vítimas mortais no último mês de 2023

Dois homens morreram e outros dois salvaram-se, com ferimentos ligeiros, do naufrágio do barco de pesca lúdica, a 19 de dezembro ao largo da Nazaré. Os quatro tripulantes tinham saído na madrugada do dia anterior para o mar, para pescarem junto aos Farilhões...

naufragio