Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

Casal detido por pesca ilegal de meixão

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um homem e uma mulher (com 51 e 55 anos, respetivamente) foram detidos por pesca ilegal de meixão, na Foz do Rio Alcoa - Famalicão, concelho de Nazaré, a 18 de dezembro.

No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão pelo Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, os militares surpreenderam os suspeitos a procederem à pesca desta espécie, através do manuseamento de uma arte de pesca, denominada por “capinete”.

Da ação resultou a apreensão de duas artes de pesca e de 230 gramas de meixão, que correspondem a mais de mil espécimes, com um valor estimado de 115 euros no mercado nacional, podendo, no mercado final (países Europeus e Asiáticos), atingir o valor de mais de 1 725 euros.

A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efetivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

O meixão apreendido, por ainda se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

Os suspeitos, já reincidentes na captura de meixão, foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apreensão de mais de meia tonelada de pescada subdimensionada

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) apreendeu 560 quilos de pescada branca subdimensionada, no Porto de Pesca da Nazaré. No âmbito de uma ação de fiscalização, do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, realizada no passado dia 6 de setembro, que visava...

pescada 1

Apreensão de 170 quilos de pescada subdimensionada

Foram apreendidos 170 quilos de pescada subdimensionada, no Porto de Abrigo da Nazaré, no passado 10 de agosto. No âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, a...

pescada