Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
10° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Representantes do Município da Nazaré de visita à comunidade nazarena em Toronto – Canadá

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Presidente e Vice-Presidente de Câmara da Nazaré efetuaram uma visita oficial de três dias à comunidade nazarena de Toronto, no âmbito do 59º aniversário do Rancho da Nazaré de Mississauga (o mais antigo da diáspora portuguesa) e de uma homenagem a vários conterrâneos que se destacaram em várias áreas de ação.

No primeiro dia da visita, Walter Chicharro realizou um encontro de trabalho com o cônsul geral de Portugal em Toronto, Rui Gomes, que serviu para debater vários temas de interesse entre as duas instituições.

O papel dos portugueses naquele país, a forma como as autoridades políticas podem cooperar para benefício de ambas as comunidades, nomeadamente através de atos que contribuam para o ensino do português no Canadá, foram alguns dos temas abordados.

O autarca manteve, ainda, uma reunião com o Liuna Local 183, o maior sindicato da construção civil da América do Norte (com mais de 60 mil associados), presidido por Jack Oliveira, e concedeu entrevistas a diversos órgãos de comunicação centradas na Nazaré, no seu atual momento e dos seus representantes no mundo.

A Omni News, um canal de televisão canadiano multicultural e com emissões em várias línguas, nomeadamente o português; a Camões Rádio Tv; a FPTV e CIRV rádio (rádios portuguesas da comunidade, que emitem a partir de Ontário) foram algumas das estações percorridas.

O primeiro dia de visita às comunidades nazarenas terminou com um encontro de trabalho com investidores imobiliários luso-canadianos.

O Município da Nazaré tem vindo a reforçar a sua presença junto da comunidade residente no Canadá, através de vários atos, como a presença na “Semana de Portugal”, visitas de trabalho com visitas e contactos com responsáveis políticos e empresariais, e a instituições luso-canadianas ou a receção a Julie Dzerowicz, deputada federal eleita por Davenport (Toronto, Canadá).

A cultura e o turismo são duas áreas que a Nazaré pretende vir a desenvolver com aquele país.

A Nazaré está a ser um dos destinos de visita e férias de muitos naturais do Canadá, em particular do Ontário. “Seguramente, ouviram dos nossos nazarenos tudo o que nos representa, como as tradições (7 saias, pescadores, peixe seco, paisagem marítima), a que se junta a fama pelas maiores ondas do planeta ou do melhor peixe do mundo. São ativos importantes na divulgação das nossas raízes culturais no Canadá, e que têm

contribuído para o crescente interesse pela Nazaré”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn