Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 18° C
15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 19° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 19° C

Calor provoca quebra na produção de maçã de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apesar dos altos e baixos do verão, o mês de agosto em Portugal continental foi o segundo mais quente dos últimos 15 anos.

Segundo o Boletim Climatológico do IPMA, registou o valor médio da temperatura máxima do ar mais alto desde 1931.

Agosto foi classificado como um mês extremamente quente em relação à temperatura do ar e extremamente seco em relação à precipitação.

As temperaturas elevadas estarão na origem da quebra de produção de maçã de Alcobaça esperada na colheita deste ano.

“É um cenário que não irá fugir ao anunciado para a produção agrícola nacional. Estávamos a contar com uma quebra na ordem dos 15% face à campanha anterior, que foi muito boa em quantidade”, revela Jorge Soares, da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça.

Nesta região, entre a serra e o mar, as temperaturas altas tiveram efeitos diferentes para pomares mais interiores.

“As temperaturas elevadas não afetaram todos por igual. Os produtores mais afastados do litoral sofreram mais com a queima de frutos. Destes 15% de perda estimados, deveremos registar um decréscimo na ordem dos 20% ”.

Apesar da quebra, espera-se uma boa colheita, com qualidade assegurada pela marca Maçã de Alcobaça.

“A quebra não será em número de frutos, mas sim no tamanho. Contamos que os nossos clientes e consumidores continuem a preferir a qualidade, adquirindo um fruto mais pequeno que o habitual”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

A maçã de Alcobaça é a que consome menos água a nível europeu

A produção da Maçã de Alcobaça faz uso eficiente da rega. Em média, 60 litros de água dão para cultivar um quilo de maçãs de Alcobaça. Em Espanha, para produzir um quilo do mesmo fruto são precisos 250 litros de água. “Somos a região da Europa, claramente, que usa...

maca

Real Abadia Congress & Spa Hotel comemora o 9º aniversário

O Real Abadia Congress & Spa Hotel está a comemorar o seu 9º aniversário.  Depois de dois anos em que o sector do turismo sofreu um forte abrandamento, a direção unidade, inaugurada em 2013, quer olhar para o futuro com confiança, e está fortemente...

real

Miramar investe 3 milhões de euros no agroturismo em Évora

O Grupo Miramar, da Nazaré, investiu 3 milhões na aquisição da Quinta do Louredo no concelho de Évora. O empresário Serafim Silva, responsável pelo grupo, explicou ao jornal de Leiria que em causa está um investimento de cerca de três milhões de euros num...