Calor provoca quebra na produção de maçã de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apesar dos altos e baixos do verão, o mês de agosto em Portugal continental foi o segundo mais quente dos últimos 15 anos.

Segundo o Boletim Climatológico do IPMA, registou o valor médio da temperatura máxima do ar mais alto desde 1931.

Agosto foi classificado como um mês extremamente quente em relação à temperatura do ar e extremamente seco em relação à precipitação.

As temperaturas elevadas estarão na origem da quebra de produção de maçã de Alcobaça esperada na colheita deste ano.

“É um cenário que não irá fugir ao anunciado para a produção agrícola nacional. Estávamos a contar com uma quebra na ordem dos 15% face à campanha anterior, que foi muito boa em quantidade”, revela Jorge Soares, da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça.

Nesta região, entre a serra e o mar, as temperaturas altas tiveram efeitos diferentes para pomares mais interiores.

“As temperaturas elevadas não afetaram todos por igual. Os produtores mais afastados do litoral sofreram mais com a queima de frutos. Destes 15% de perda estimados, deveremos registar um decréscimo na ordem dos 20% ”.

Apesar da quebra, espera-se uma boa colheita, com qualidade assegurada pela marca Maçã de Alcobaça.

“A quebra não será em número de frutos, mas sim no tamanho. Contamos que os nossos clientes e consumidores continuem a preferir a qualidade, adquirindo um fruto mais pequeno que o habitual”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222

Autarcas de Alcobaça apelam a mais investimentos ao Ministro da Economia

Aproveitando a visita do Ministro da Economia, Pedro Reis, os autarcas locais apresentaram alguns dos seus pedidos para a região. Durante a cerimónia de inauguração da ALEB, a presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Pedro, aproveitou para...

ministro