Q

Previsão do tempo

21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C

11 Eco-Escolas de Alcobaça a caminho da “Bandeira Verde”

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Alcobaça é parceiro, há 14 anos, do programa ECO-ESCOLAS, um projeto internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que pretende reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Nesta última edição, de setembro 2017 a junho 2018, as 11 ECO-ESCOLAS participantes têm de cumprir um plano de trabalho que verse obrigatoriamente sobre três temas ÁGUA, RESIDUOS e ENERGIA e pelo menos 1 tema optativo. É um trabalho voluntário e os docentes vão intercalando essas atividades com programa oficial ao longo do ano letivo. No final do ano letivo, as 11 ECO-ESCOLAS do concelho de Alcobaça submeteram a sua candidatura ao galardão “BANDEIRA VERDE”. Em setembro serão conhecidos os resultados. Uma forma de encorajar o trabalho de educação ambiental das escolas candidatas. Como parceira a Câmara Municipal de Alcobaça compromete-se a apoiar em diversas formas, nomeadamente cedendo o transporte e promovendo vários projetos ambientais para as escolas participantes. Este ano letivo (20172018) a autarquia desenvolveu vários projetos, tais como: Embaixadores do Bosque, Cinema ECO, “Clean up Days”, “À mesa com saúde – lanche saudável”, conhecer o Património Natural (ADEPA), concurso “Separa e Ganha Amarelo”, oficina de reutilização: “reutilizar com estilo”. Nestes 14 anos, já foram muitos os alunos envolvidos neste projeto com o qual aprendem e crescem com outras vivências locais e desenvolvem uma consciência ambiental in loco que também lhes dá bagagem educativa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade