Partindo deste desafio, a Granja de Cister em conjunto com a EPADRC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, deram inicio à coordenação e operacionalização da atividade de construção da Horta Solidária que contou com o apoio de 300 colaboradores do grupo empresarial Marsh & McLennan Portugal que, em regime de voluntariado, montaram a Horta.
A atividade aconteceu no passado dia 30 de maio, na EPADRC, contou com cerca de 340 pessoas de 9 entidades diferentes, 7 delas de Alcobaça, foram plantadas vinte mil plantas em meio hectare e estima-se a colheita de 15 toneladas de hortícolas.
Os principais benificiários do produto da Horta são peças fundamentais na execução do projeto, nomeadamente a Cáritas Paroquial de Alcobaça, o CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, a Refood Alcobaça e a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça. Estas entidades tem um papel fundamental na cooperação e processos de coordenação, bem como, na mobilização de pessoas e meios para a manutenção/colheita do produto encaminhando-o a quem mais precisa.
Apesar das entidades envolvidas, ainda não estão garantidos o número suficiente de voluntários para a implementação de todas as tarefas de manutenção e colheita, pelo que, continuam a integrar instituições e pessoas que queiram participar nesta causa especial. Os promotores deste projeto, pretendem mobilizar a comunidade para esta iniciativa e unir Alcobaça por uma causa especial que é de todos.
As organizações e pessoas interessadas em cooperar devem contactar a Granja de Cister para geral@granjadecister.pt ou através de outra entidade aderente com quem já tenham contacto.
Horta Solidária | Alcobaça 2018 | geral@granjadecister.pt | 916 628 969
Sou uma organização ou pessoa interessada em cooperar.
Perguntas mais comuns:
1 – Que tarefas tenho de fazer? Essencialmente manter a parte da horta que lhe foi afeta retirando a erva em excesso junto da cultura.
2 – É só isso? Sim, a maior parte do trabalho é garantir que as ervas não se sobrepõem à cultura. As tarefas de rega, adubação e controlo fitossanitário estão asseguradas pela Granja de Cister/Cooperativa Agrícola de Alcobaça e EPADRC
3 – Sou responsável por manter a Horta toda? Não, cada organização ou conjunto de pessoas é responsável por uma parcela de terreno proporcional à capacidade de cooperação do grupo.
4 – Quais os dias e horas a que posso ir à Horta? Cada organização ou conjunto de pessoas define qual o dia e hora que estará na horta. Cabe aos organizadores, Granja de Cister e Epadrc, confirmar a disponibilidade do período de acordo com o plano de manutenção, garantia de acesso e acompanhamento necessário. (geral@granjadecister.pt / 916 628 969).
5 – Preciso de levar ferramentas? Não, os organizadores, Granja de Cister e Epadrc, garantem todo o material necessário para o processo de manutenção.
6 – Não percebo nada de agricultura mas quero ajudar, como é que faço? Não há problema, a manutenção da horta é um processo simples, fácil de aprender e de fazer, contará com o acompanhamento da Granja de Cister e Epadrc nas sessões de manutenção para garantir que tudo corre bem.
6 – Quero começar já a ajudar, o que devo fazer? Contacte a Granja de Cister para geral@granjadecister.pt ou 916 628 969 e conheça qual o parcela de terreno que vai manter e qual o dia e hora disponíveis para o fazer. Válido para organizações ou pessoas que se queiram juntar a esta causa.
0 Comentários