Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
19° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 21° C
22° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 20° C

Granja de Cister cria Horta Solidária

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto ‘Horta Solidária’ nasceu pela mão da Granja de Cister/Cooperativa Agrícola de Alcobaça, numa ação integrada na sua atividade de promover circuitos turísticos na região em contexto agrícola, e que decorreu do desafio da Growithu para desenhar uma atividade de voluntariado cujo objetivo final fosse a doação de produto hortícola a pessoas e organizações da região de Alcobaça.

Partindo deste desafio, a Granja de Cister em conjunto com a EPADRC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, deram inicio à coordenação e operacionalização da atividade de construção da Horta Solidária que contou com o apoio de 300 colaboradores do grupo empresarial Marsh & McLennan Portugal que, em regime de voluntariado, montaram a Horta.

A atividade aconteceu no passado dia 30 de maio, na EPADRC, contou com cerca de 340 pessoas de 9 entidades diferentes, 7 delas de Alcobaça, foram plantadas vinte mil plantas em meio hectare e estima-se a colheita de 15 toneladas de hortícolas.

Os principais benificiários do produto da Horta são peças fundamentais na execução do projeto, nomeadamente a Cáritas Paroquial de Alcobaça, o CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, a Refood Alcobaça e a Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça. Estas entidades tem um papel fundamental na cooperação e processos de coordenação, bem como, na mobilização de pessoas e meios para a manutenção/colheita do produto encaminhando-o a quem mais precisa.

Apesar das entidades envolvidas, ainda não estão garantidos o número suficiente de voluntários para a implementação de todas as tarefas de manutenção e colheita, pelo que, continuam a integrar instituições e pessoas que queiram participar nesta causa especial. Os promotores deste projeto, pretendem mobilizar a comunidade para esta iniciativa e unir Alcobaça por uma causa especial que é de todos.

As organizações e pessoas interessadas em cooperar devem contactar a Granja de Cister para geral@granjadecister.pt ou através de outra entidade aderente com quem já tenham contacto.

Horta Solidária | Alcobaça 2018 | geral@granjadecister.pt | 916 628 969

Sou uma organização ou pessoa interessada em cooperar.

Perguntas mais comuns:

1 – Que tarefas tenho de fazer? Essencialmente manter a parte da horta que lhe foi afeta retirando a erva em excesso junto da cultura.

2 – É só isso? Sim, a maior parte do trabalho é garantir que as ervas não se sobrepõem à cultura. As tarefas de rega, adubação e controlo fitossanitário estão asseguradas pela Granja de Cister/Cooperativa Agrícola de Alcobaça e EPADRC

3 – Sou responsável por manter a Horta toda? Não, cada organização ou conjunto de pessoas é responsável por uma parcela de terreno proporcional à capacidade de cooperação do grupo.

4 – Quais os dias e horas a que posso ir à Horta? Cada organização ou conjunto de pessoas define qual o dia e hora que estará na horta. Cabe aos organizadores, Granja de Cister e Epadrc, confirmar a disponibilidade do período de acordo com o plano de manutenção, garantia de acesso e acompanhamento necessário. (geral@granjadecister.pt / 916 628 969).

5 – Preciso de levar ferramentas? Não, os organizadores, Granja de Cister e Epadrc, garantem todo o material necessário para o processo de manutenção.

6 – Não percebo nada de agricultura mas quero ajudar, como é que faço? Não há problema, a manutenção da horta é um processo simples, fácil de aprender e de fazer, contará com o acompanhamento da Granja de Cister e Epadrc nas sessões de manutenção para garantir que tudo corre bem.

6 – Quero começar já a ajudar, o que devo fazer? Contacte a Granja de Cister para geral@granjadecister.pt ou 916 628 969 e conheça qual o parcela de terreno que vai manter e qual o dia e hora disponíveis para o fazer. Válido para organizações ou pessoas que se queiram juntar a esta causa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festas do Sítio com “prata da casa”

A animação popular das festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré continuará a realizar-se no Parque Atlântico, o Sítio que reunirá gastronomia, música e muita diversão. As festas da Nazaré vão decorrer de 7 a 18 de setembro, no Parque Atlântico (Sítio, Nazaré),...

rancho

Faleceu o investigador Adriano Luís Monteiro

O investigador Adriano Luís Monteiro faleceu no passado dia 3 de agosto. A residir há vários anos na freguesia de Famalicão, na Nazaré, o investigador manteve sempre a ligação à sua terra de origem e foi autor de várias publicações de âmbito histórico e uma das...

adriano luis monteiro