Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C

“Prato Colorido, Prato Divertido” nas escolas por uma alimentação saudável

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Prato Colorido, Prato Divertido” é o nome do projeto que vai ajudar alunos, pais e comunidade educativa a fazer as melhores escolhas na sua alimentação.

O projeto, que visa a identificação, prevenção e controlo da obesidade infantil no Concelho da Nazaré, começou a ser implementado no final do mês de janeiro, em resultado de uma parceria entre o Município da Nazaré e o ACES Oeste Norte (Agrupamento de Centros de saúde Oeste Norte), com a orientação local da nutricionista do município.

No ano letivo 2016/2017, um levantamento feito pela nutricionista no Centro Escolar da Nazaré identificou 21% das crianças com excesso de peso e 20% com obesidade (valores ligeiramente acima da média nacional). Dos 258 alunos avaliados, 107 apresentavam peso acima do recomendado ou excesso de peso (obesidade).

Uma nova avaliação feita no passado mês de março a todas as crianças do 1º Ciclo do EB do Concelho da Nazaré revelou que 10,1% estão obesas e 15,7% têm excesso de peso (valores que vão ao encontro da média nacional).

Para além do acompanhamento especializado dos alunos que apresentaram problemas de peso, o projeto “Prato Colorido, Prato Divertido” dinamizou atividades de sensibilização com os alunos do 1º ciclo do Concelho (sessões/workshops de educação para a alimentação saudável) e irá desenvolver outras ações até ao final do ano letivo, algumas alargadas os pais e encarregados de educação, para que as opções alimentares passem a ser as mais indicadas de acordo com a idade e necessidades nutricionais.

A má alimentação, aliada à falta de atividade física, são os principais motores da obesidade infantil, considerada pela Organização Mundial de Saúde como a pandemia do séc. XXI.

Atuar na prevenção é o objetivo deste projeto, de onde nascerão outros com o intuito de alargar estas iniciativas a outros grupos etários do Município.

A obesidade infantil está a tornar-se num problema grave de saúde. De acordo com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), 1 em cada 3 crianças tem excesso de peso.

Portugal é dos países da Europa com maior número de crianças afetadas por esta epidemia. A nível nacional, 28,5 % das crianças com idades entre os 2 e os 10 anos de idade tem excesso de peso e 12,7% são obesas (APCOI).

As lancheiras transportam uma parte da culpa pelo problema. Diariamente, levam alimentos com elevado teor de gordura e açúcar para esta faixa etária. A falta de tempo é apontada para a escolha de soluções alimentares praticas e prontas. Mas a solução igualmente prática será compor o lanche com uma fruta, um iogurte e uma sandes de queijo, por exemplo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade