Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
Lagoa de Óbidos

“Nova aberta” para impedir que o marisco e o peixe morram

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A embocadura da Lagoa de Óbidos, que permite a renovação da água e a oxigenação daquele ecossistema, ficou “tecnicamente fechada” devido ao assoreamento, motivando uma intervenção de urgência do Ministério do Ambiente em conjunto com as autarquias das Caldas da Rainha e de Óbidos, que construíram uma “nova aberta”, mais a norte da praia da Foz do Arelho, para impedir que o marisco e o peixe morram e assim garantindo a manutenção do sustento de cerca de duzentas famílias que dependem da lagoa.

A medida foi anunciada após uma visita do presidente da Agência Portuguesa de Ambiente (APA), que dirige a comissão de acompanhamento da Lagoa de Óbidos, da qual fazem ainda parte as câmaras locais e associações profissionais e ambientais.

Nuno Lacasta, presidente da APA, revelou que foi “confirmar a necessidade de reabrir a Lagoa”, após o alerta dos pescadores e mariscadores. O local da “nova aberta”, na confluência de um baixio para evitar o assoreamento encurta a praia da Foz do Arelho, do lado das Caldas da Rainha, que ainda assim fica com uma boa extensão de areal para os banhistas, ao mesmo tempo que será reforçado o cordão dunar a sul, na praia do Bom Sucesso, em Óbidos, que ficará maior.

As autarquias e os pescadores e mariscadores ficaram satisfeitos com a rápida solução, aguardando também pela conclusão do concurso público para a segunda fase de dragagens a efetuar no final deste ano, num investimento de 16,8 milhões de euros para retirar 850 mil metros cúbicos de areia da Lagoa de Óbidos.

Na comissão parlamentar de Agricultura e Mar a deputada do CDS-PP Patrícia Fonseca questionou se o Governo está a pensar antecipar a dragagem prevista para outubro, tendo a ministra do mar, Ana Paula Vitorino, revelado que vai propor ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que avalie essa possibilidade, o que deverá ser difícil dado tratar-se de um concurso internacional com determinados passos a seguir.

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta ao Governo sobre qual o calendário previsto para a execução da segunda fase de intervenção na Lagoa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda