Lagoa de Óbidos

“Nova aberta” para impedir que o marisco e o peixe morram

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A embocadura da Lagoa de Óbidos, que permite a renovação da água e a oxigenação daquele ecossistema, ficou “tecnicamente fechada” devido ao assoreamento, motivando uma intervenção de urgência do Ministério do Ambiente em conjunto com as autarquias das Caldas da Rainha e de Óbidos, que construíram uma “nova aberta”, mais a norte da praia da Foz do Arelho, para impedir que o marisco e o peixe morram e assim garantindo a manutenção do sustento de cerca de duzentas famílias que dependem da lagoa.

A medida foi anunciada após uma visita do presidente da Agência Portuguesa de Ambiente (APA), que dirige a comissão de acompanhamento da Lagoa de Óbidos, da qual fazem ainda parte as câmaras locais e associações profissionais e ambientais.

Nuno Lacasta, presidente da APA, revelou que foi “confirmar a necessidade de reabrir a Lagoa”, após o alerta dos pescadores e mariscadores. O local da “nova aberta”, na confluência de um baixio para evitar o assoreamento encurta a praia da Foz do Arelho, do lado das Caldas da Rainha, que ainda assim fica com uma boa extensão de areal para os banhistas, ao mesmo tempo que será reforçado o cordão dunar a sul, na praia do Bom Sucesso, em Óbidos, que ficará maior.

As autarquias e os pescadores e mariscadores ficaram satisfeitos com a rápida solução, aguardando também pela conclusão do concurso público para a segunda fase de dragagens a efetuar no final deste ano, num investimento de 16,8 milhões de euros para retirar 850 mil metros cúbicos de areia da Lagoa de Óbidos.

Na comissão parlamentar de Agricultura e Mar a deputada do CDS-PP Patrícia Fonseca questionou se o Governo está a pensar antecipar a dragagem prevista para outubro, tendo a ministra do mar, Ana Paula Vitorino, revelado que vai propor ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que avalie essa possibilidade, o que deverá ser difícil dado tratar-se de um concurso internacional com determinados passos a seguir.

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta ao Governo sobre qual o calendário previsto para a execução da segunda fase de intervenção na Lagoa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222

Óbidos Vila Natal encerra bom balanço positivo

O Óbidos Vila Natal encerrou as suas portas no passado dia 4 de janeiro, com um balanço muito positivo. Durante mais de um mês, a vila medieval de Óbidos recriou um Reino Encantado e recebeu cerca de 200 mil visitantes, tanto portugueses, como estrangeiros, que...

Obidos Vila Natal balanco final