Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Câmara Municipal de Alcobaça promove ações de formação para Assistentes Operacionais nas escolas

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Alcobaça através do CAJ – Fora de Portas tem promovido desde outubro passado ações de formação de 6 horas para Assistentes Operacionais, cujo tema é “Relações Interpessoais e Gestão Operacional dos Intervalos”.

Iniciadas no passado mês de outubro no Externato da Benedita, as ações prosseguiram nesta pausa letiva no Agrupamento de São Martinho do Porto, no Centro Escolar da Benedita e na EPADRC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister. Até ao momento foram realizadas 6 sessões envolvendo 134 Assistentes Operacionais. Estão já agendadas várias sessões para o Agrupamento de Cister. Num ambiente de permanente reflexão, o objetivo destas ações centrou-se nas seguintes problemáticas: o clima escolar; o papel do pessoal não docente na construção de uma cultura escolar (competências pessoais e sociais); relações interpessoais e a importância da mediação de conflitos; a importância da sinalização; gestão operacional dos intervalos: técnicas de intervenção.

O intervalo entre as aulas representa um aspeto fundamental na rotina escolar. É o espaço-tempo que convida à exploração de diferentes percursos e à aprendizagem sobre relações grupais. A convivência entre alunos, durante esse tempo livre, é um bom barómetro para avaliar o clima escolar, sendo a intervenção destes profissionais fundamental para que situações menos convenientes não se agudizem. A opinião geral foi bastante positiva. Para melhorar o clima escolar é imperativo que todos os profissionais – entre eles, os Assistentes Operacionais – estejam munidos das ferramentas necessárias e de uma atitude cada vez mais assertiva.

O CAJ – Fora de Portas é uma iniciativa do Centro de Atendimento a Jovens da Câmara Municipal de Alcobaça que consiste na realização de oficinas temáticas junto das escolas do concelho de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade