Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
12° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 13° C
13° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 13° C

Almoço solidário a favor de Pedro Querido

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no passado dia 18 no Centro Paroquial do Vimeiro, em Alcobaça, um almoço solidário a favor de Pedro Querido, uma criança de sete anos, das Caldas da Rainha, que sofre de uma doença não diagnosticada e sob estudo médico. A criança possui um quadro clínico de hipotonia generalizada que lhe afeta toda a parte motora, o que o impossibilita de conseguir sentar-se, caminhar ou fazer frente às mais básicas necessidades diárias sem ajuda.

Com o apoio do motoclube Lobos Lusitanos, foram reunidos 1667 euros, para os tratamentos.

Cidália Marquês, mãe de Pedro, contou que “até aos dois meses foi uma criança saudável sem se notar qualquer complicação no desenvolvimento. Após ter sido vacinado passou a apresentar um quadro de hipotonia generalizada”.

Devido a um baixo tónus muscular, não tem controlo cefálico. “Precisa de nós para tudo”, indicou a mãe.

Carece de uma alimentação restrita, isenta de açúcares, glúten e proteína do leite. Tem também excesso de alumínio no organismo, o que pode estar a influenciar este quadro clínico.

Estão a ser feitos tratamentos numa clínica em Espinho, ao nível da terapia da fala e terapia ocupacional. Um médico espanhol efetua um tratamento à base de vitaminas para corrigir desequilíbrios. Posteriormente haverá mais tratamentos. Em simultâneo há fisioterapia diária. Há tratamentos que custam 35 a 50 euros por hora, por isso há necessidade de arranjar verbas.

“Graças a estas boas vontades temos conseguido. Os amigos têm sido os anjos e ajudado a lutar por uma maior autonomia do Pedro”, relatou Cidália Marquês.

A iniciativa solidária consistiu num churrasco de porco, pelo valor de cinco euros por pessoa, com uma bebida incluída.

“Tivemos cerca de 200 pessoas e outras fizeram transferências bancárias ou entregaram dinheiro. Houve um espírito de boa vontade. Pessoas da terra deram o porco, carvão e vinho”, manifestou Alfredo Anastácio, dos Lobos Lusitanos, que sublinhou a ação do motoclube: “É isto que fazemos: ajudar os outros”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no dia 26 de junho, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições...

marcha1

Arrancaram obras na linha férrea entre Caldas e Torres

A Infraestruturas de Portugal deu início, no dia 28 de junho, à empreitada de modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, após a assinatura do auto de consignação ter tido lugar na estação ferroviária de Caldas da Rainha, com a...

ferrovia