Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
14° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C

Escola de Alcobaça realiza mostra de talentos Switch UP

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Secundária D. Inês de Castro, do Agrupamento de Escolas de Cister - Alcobaça, vai ser palco de um evento constituído por mostras e exposições de todos os trabalhos criados pelos seus alunos.

Durante dois dias (22 e 23 de março), o estabelecimento terá as suas portas abertas à comunidade escolar e à população em geral, para conhecerem os projetos que os estudantes entre os 15 e os 18 anos têm vindo a desenvolver desde o início do ano letivo em curso.

Neste evento, com um projeto tecnológico associado à área da eficiência energética, participará também o clube “Switch Up na ESDICA”, formado por um grupo de alunos da Escola Secundária D. Inês de Castro e que aceitou participar no desafio lançado e implementado pela Galp em todo o país, nas instituições de Ensino Secundário – públicas e privadas, incluindo escolas profissionais.

Para esta faixa etária de alunos – dos 15 aos 18 anos – que estão em fase de pensarem na escolha de uma atividade profissional, a Galp considera importante estimular a opção por profissões relacionadas com a energia, a sustentabilidade e a tecnologia, que têm cada vez maior relevância no mercado de trabalho. Por isso, os desafios lançados aos jovens, no âmbito do Switch UP, potenciam o espírito empreendedor, a colaboração e o trabalho de equipa. Sob a forma de concurso, o Switch UP promove a constituição de clubes nas escolas para o desenvolvimento de projetos, discussão de ideias, envolvimento da comunidade e partilha de atividades relacionadas com a eficiência energética.

Financiado pela ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de energia elétrica, o projeto Switch UP tem um universo potencial de implementação de 958 escolas do Ensino Secundário, que abrangem mais de 396.754 alunos e 72.509 professores.

O clube que apresentar o projeto vencedor ganhará uma viagem a Silicon Valley, nos EUA. Este será o grande prémio do Switch UP, mas haverá outros prémios a atribuir às melhores atividades desenvolvidas pelos vários clubes nas seguintes categorias:

-Atividade mais inovadora;

-Atividade com melhor uso da tecnologia;

-Atividade melhor comunicada;

-Atividade com maior número de pessoas envolvidas;

-Melhor mostra.

Mas o compromisso da Galp com um futuro energético mais sustentável junto dos estudantes do ensino obrigatório não se limita ao Switch UP. A empresa tem outros dois projetos educativos sobre eficiência energética – o Power UP e a Missão UP – e continua empenhada na implementação de ambos nas escolas do 1º, 2º e 3º ciclos, ano após ano.

Power UP

O projeto Power UP destina-se aos alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e pretende envolver os estudantes, e todos os membros da comunidade escolar, na criação de equipas multidisciplinares e na promoção da adoção de comportamentos mais sustentáveis, associados a um consumo mais eficiente de energia. Os temas são os dos anos anteriores: fontes de energia, mobilidade sustentável e pegada energética.

Missão UP

Destina-se aos alunos do 1º ciclo, professores, pais e encarregados de educação e tem como temas as fontes de energia, a mobilidade sustentável, a pegada energética e as profissões associadas à energia. Este é o projeto educativo sobre eficiência energética mais antigo da Galp, tendo envolvido, desde o ano de implementação (2010/2011), mais de 80% das escolas portuguesas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade