Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Distribuição de cabazes de alimentos já começou

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Teve início a distribuição de cabazes de comida, um modelo que surge em vez das Cantinas Sociais, e que está a ser dinamizado pela Confraria da Nossa Senhora da Nazaré.

O armazenamento e distribuição de cabazes semanais para distribuir por agregados referenciados pela Segurança Social como carenciados começou, assim como a distribuição.

“Os bens e os destinatários são indicados através de uma plataforma, o que torna o processo administrativo bastante pesado e moroso, até porque é lenta”, diz Nuno Batalha, presidente da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

Apesar da adaptação ao processo ainda estar nos primeiros dias e de se terem encontrado algumas dificuldades de resposta “o mais importante é que as pessoas começaram a receber os alimentos, e temos tido o apoio de alguns empresários nesta missão”.

380 pessoas, dos concelhos da Nazaré e Alcobaça, são as beneficiárias deste novo modelo de auxilio a agregados com dificuldades financeiras para adquirir alimentação.

“É natural que o início seja complicado ao nível administrativo, porque é novo para todos. Temos que, com paciência, ir adquirindo a experiência de lidar com o novo contexto”.

Com o novo sistema, as IPSS (com serviço das cantinas sociais: Misericórdias de Alcobaça e da Benedita; Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias (Alcobaça), e pelo Centro Social da Freguesia de Famalicão – Nazaré), deixarão de preparar refeições quentes, e passarão a distribuir, em alternativa, cabazes de produtos frescos, para serem confecionados pelos beneficiários.

A medida prevê que as instituições continuem a preparar as refeições diárias em casos de pessoas que “não tenham condições para armazenar os produtos frescos ou capacidade para cozinhar”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn