Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
23° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

25 anos do JORNAL DAS CALDAS

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Espetáculo "Demonstração da criatividade artística das escolas” foi um grande sucesso

Foi um grande sucesso o espetáculo “Demonstração da criatividade artística das escolas”, que decorreu no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha organizado pelo JORNAL DAS CALDAS e Câmara Municipal das Caldas da Rainha, no dia 4 de maio, integrado nas Festas da Cidade e no âmbito do 25º aniversário do JORNAL DAS CALDAS.

Um verdadeiro espetáculo de criatividade e beleza definem o evento que enobreceu a cultura e reuniu alunos e professores num clima de muita animação e talentos.

A apresentação esteve a cargo de Clara Bernardino, diretora do JORNAL DAS CALDAS, e de Jaime Costa, um dos fundadores e ex-diretor.

O JORNAL DAS CALDAS celebra ao longo deste ano o seu vigésimo quinto aniversário e quis celebrar a data com a comunidade escolar. Cada escola das Caldas da Rainha foi convidada a expressar e divulgar uma habilidade artística, promovendo entretenimento e cultura. A iniciativa teve como objetivo valorizar os talentos da comunidade escolar, utilizando a arte como instrumentos de promoção social.

O espetáculo abriu com a atuação de Lavareda Drums, com o tema do grupo Amor Eletro “A Máquina” com a voz de Melanie Russo. À guitarra esteve Zé Guia, com as alunas Ana Alves e Matilde Marques e no baixo, Ricardo Neves e na bateria, Nuno Oliveira.

A Infancoop apresentou a atuação intitulada “Quando for grande…” com os alunos do 4º ano.

O Agrupamento Escolas Raúl Proença participou no evento com uma atuação musical de 62 alunos dos 4º e 5º ano a frequentarem a EBI de Santo Onofre, coordenados pela professora Isabel Ceno.

O primeiro grupo realizou uma execução rítmica do enxerto da música “Up Town Funk”. O segundo grupo entoou a canção o Trapalhão.

O Agrupamento de Escolas D. João II, coordenado pelo professor de música Fernando Lopes, apresentou duas peças de Música da turma do 6º D com 25 alunos, com a adaptação do tema Europa de Carlos Santana e “My Heart Will Go On” de Celine Dion.

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro exibiu um vídeo onde em simultâneo cinco alunas do décimo ano (LH2), Cristina Carapucinha, Luna Silva, Marta Santos, Mónica Cardoso, Sara Alendouro e Simone Barão, mostraram uma coreografia de dança.

O Colégio Rainha D. Leonor levou ao evento uma atuação de dança com duas alunas do décimo ano do curso Técnico de Desporto: Carina Pinto e Bárbara Costa.

O Conservatório de Caldas da Rainha contou com Renata Castro na guitarra a solo.

O Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor – Fórum Sócio-Ocupacional apresentou uma curta-metragem intitulada “ O Duelo”, produzida com os utentes em 2015 e realizada por Inês Fouto.

O Grupo de Bombos atuou em representação da Escola Técnica Empresarial do Oeste, com o professor Joaquim António (Quitó).

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste apresentou um empratamento de pastelaria ao vivo confecionado por Carla Ribeiro, aluna do curso de “Técnicas de Cozinha/Pastelaria”. Miguel Martins, aluno do curso “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas”, também com a elaboração de um cocktail ao vivo.

Alunos da Universidade Sénior Rainha D. Leonor – Os Jograis – declamaram duas poesias: “A Gripe dos Homens”, formato jograis e “Com Pé”, de Isabel Sá Lopes.

O espetáculo fechou com a Academia de Música de Caldas da Rainha, que apresentou uma atuação musical ao piano com Rodrigo Santos e voz de Jéssica Cipriano, com o tema “Think Of Me” do Fantasma da Ópera.

O JORNAL DAS CALDAS agradece a todas as escolas (alunos professores e encarregados de educação) que participaram neste evento, aos alunos do 2º ano do curso Técnicas de Cozinha/Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste pela confeção do bolo de aniversário, e ao professor Paulo Vasques e aos alunos do curso Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro que fizeram o registo do espetáculo em vídeo e fotografia.

Um agradecimento ainda à Câmara Municipal das Caldas da Rainha pela parceria nesta iniciativa e à colaboração prestada por toda a equipa do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

“O Jornal das Caldas tem tido de fato sucesso”

No dia 30 de abril de 1992 foi publicada a primeira edição do Jornal das Caldas, propriedade da empresa Caldas Editora e que tinha como sócios Avelino Neves António e Jaime Duarte da Costa. Em 2010 o Jornal das Caldas foi adquirido pela empresa Medioeste.

No discurso de abertura do evento, Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, destacou a importância do JORNAL DAS CALDAS na região Oeste. “Um órgão alternativo na imprensa escrita é também muito relevante”, sublinhou, o autarca, acrescentando que “ter um jornal a fazer um outro contraponto, outra visão, outra forma de ver as coisas é pertinente”. Confessou que quando surgiu algumas “pessoas pensaram que iria acontecer como alguns órgãos de comunicação social de imprensa escrita que não foram tão felizes”. Recordou um “conjunto de jornais que surgiram nas Caldas da Rainha após o 25 de Abril, mas “que não tiveram o mesmo sucesso”.

“O Jornal das Caldas tem tido de fato sucesso, tem desenvolvido a sua ação, tem crescido e angariado cada vez mais leitores e tem-se afirmado nas Caldas e ainda e em toda a região, nomeadamente do sul do distrito de Leira ou Oeste Norte”, adiantou, o presidente da Câmara.

Tinta Ferreira agradeceu aos fundadores do JORNAL DAS CALDAS por terem dado o seu contributo à “nossa vida cívica, comercial e industrial”. Destacou ainda todos os colaboradores, alguns deles que estão “praticamente desde a primeira hora, o que também é sinal da estabilidade que o órgão de comunicação social proporciona”.

O responsável elogiou ainda o espetáculo “Demonstração da criatividade artística das escolas”, sublinhando que “não podia deixar de ter a colaboração da Câmara pela data que celebra e pelo conjunto de atividades e talentos dos alunos e jovens das Caldas”.

O empresário Avelino Neves,que foi um dos sócios fundadores do JORNAL DAS CALDAS em conjunto com Jaime Costa, também esteve presente na sessão, onde destacou o “sucesso e crescimento deste órgão de comunicação social”.

António Salvador, administrador do Grupo Medioeste, lembrou que foi a diretora do Jornal das Caldas quem teve a ideia de celebrar os 25 anos deste órgão de comunicação social envolvendo “toda a comunidade escolar e forças vivas ligadas ao ensino, artes e música”. “Foi com muito agrado que nós vimos uma adesão massiva a este evento”, recordando que o grupo Medioeste (Jornal das Caldas e Região da Nazaré) tem um protocolo com 17 agrupamentos escolares de toda a região.

JORNAL DAS CALDAS vai receber Medalha de Mérito

Foi decidido por unanimidade, na sessão da câmara Municipal, atribuir ao JORNAL DAS CALDAS a medalha de mérito comercial e industrial pelos seus 25 anos de atividade.

A entrega acontecerá na sessão solene do 15 de maio, a realizar no feriado municipal, de manhã, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda