Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Empresas de Alcobaça procuram oportunidades em mercados da CPLP

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dez empresas de Alcobaça foram convidadas a exportar os seus produtos para mercados dos países CPLP. O desafio surge no âmbito da assinatura de novos protocolos entre a União de Exportadores da CPLP, Missão Empresarial do Brasil e ACSIA.

Valorizando as redes de cooperação, a difusão de oportunidades de negócio entre entidades empresariais, numa lógica de crescimento económico sustentado, e apostando em projetos de crescimento partilhado são as finalidades desta parceria empresarial direcionada para a exportação e internacionalização de empresas.

“Os protocolos têm um duplo sentido. Ajudar as empresas da Região a entrar num mercado de 86 países, com 2 mil milhões de consumidores, por um lado, e encontrar soluções para as necessidades daqueles, que nos são colocadas regularmente. Temos pedidos para várias áreas, nomeadamente na área da agricultura, e consultámos a ACSIA para saber se, dentro dos seus contactos, têm essas soluções ou os perfis necessários”.

Dez empresas foram desafiadas a entrar no mercado e deverão começar a ver frutos desta cooperação em breve. “Esperamos que estas venham a ser exemplos para outras, que possam ver como se faz negócio neste Universo, se juntem e façam crescer este acordo”.

“Já fizemos negócios com todos setores de atividade. São mercados virgem, com muitas necessidades. Estamos num universo onde falta de tudo, porque não existe nada”.

Mas para vingar num universo de quase 100 países, com carências a vários níveis, é preciso respeitar as diferenças culturais. “Têm que se perceber as diferenças para lidar com eles e vencer o desafio”.

“Não são os africanos que precisam de Portugal e Brasil. Nós também precisamos deles. Se lideramos bem com isto, teremos o caminho feito” diz Mário Costa, que aconselha a “muita força interior para levar uma parceria de um negócio para a frente, num mercado novo, de onde o foco não deve ser desviado nunca, para colher resultados”.

Paralelamente, e reforçando a aposta no empreendedorismo, celebrou-se um acordo de parceria com a delegação das mulheres empresárias brasileiras.

Este acordo resulta dos esforços que esta Associação tem vindo a materializar, através de Fátima Pereira da Silva – membro da direção da ACSIA e diretora executiva da InOutCister – e decorrem, igualmente, da consolidação do projeto de internacionalização desta empresa na Europa e América Latina.

O dia da assinatura do acordo ficou registado como mais um marco no crescimento de uma cidade e de uma Associação que se orgulham de potenciar, nacional e internacionalmente, uma região, tendo como objetivo o crescimento de todos os associados bem como a consolidação de projetos sustentados no empreendedorismo feminino, reforçando pontes, materializando parcerias e criando novas sinergias.

Estiveram presentes Yêda Fernal (Diretora de Projetos e Planejamento do Conselho Nacional da Mulher Empresária da Confederação da Associações Comerciais do Brasil-CACB, Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas e Diretora da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas Càssia Neves ( Diretora da Associação Comercial, Empresarial e CDL de Santa Bárbara, Presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras de Santa Bárbara e Vice-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas), Célia Santos (Empresária e Coordenadora do Núcleo Centro. da União de Exportadores da CPLP), Inácia Caeiro (Empresária e Vice-Presidente da ACSIA), Fátima da Silva (Empresária, Perita Internacional e Membro da Direção da ACSIA) e Mário costa – Presidente da União de Exportadores da CPLP e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que formalizou a abertura da Delegação da UE- CPLP em Alcobaça – (UE-CPLP- De Alcobaça e Oeste), num projeto conjunto entre UE – CPLP e ACSIA, sob o lema – “Juntos iremos longe”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1