Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
10° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

“Educação para a Qualificação e o Emprego”: Estudar compensa, diz investigadora

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré (CNSN), Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP) do Contrato Local de Desenvolvimento Social, realizou uma Conferência dedicada à “Educação para a Qualificação e o Emprego”.

Sensibilizar os empresários, instituições e as entidades empregadoras locais, para a participação ativa na concretização de Medidas Ativas de Emprego e em processos de inserção profissional foram alguns dos objetivos da iniciativa que teve como oradores Manuel Sequeira, vice-presidente da Câmara da Nazaré e Diana Vieira (Pró Presidente do Politécnico do Porto), que desenvolveu vários trabalhos de investigação na autoeficácia, no sucesso académico e profissional, na satisfação no trabalho, nas competências sociais e na criação de instrumentos de avaliação psicológica.

O sucesso individual nas relações interpessoais e profissionais está ligado ao percurso do indivíduo da família à escola, à forma como a sua educação familiar condiciona a interação e socialização com os outros, explicou Manuel Sequeira, num discurso onde se referiu, ainda, às consequências da não adaptação ou dos comportamentos diferentes dos dominantes num contexto social.

“A família é determinante, mas também a comunidade tem forte influência na integração do individuo, e na sua capacitação de se integrar e de puder aspirar a iguais oportunidades.

“A escola pode contribuir para a integração social do jovem, promovendo o processo de socialização”, disse o autarca, que falou dos “jovens como o grupo mais sensível na esfera do emprego, sendo o que mais altos níveis de precariedade apresenta”.

Os “nem-nem”, com são conhecidos os jovens portugueses que não estudam nem trabalham, foram também referidos no discurso do autarca, que defendeu uma maior articulação entre a escola e o trabalho para combater “esta calamidade”, como a classifica a OCDE.

Já Diana Vieira apresentou uma comunicação sobre “Competências chave para a empregabilidade”, recordando que empregabilidade é diferente de ter emprego; e que esta é uma consequência de vários fatores, tais como o estado da economia, do perfil procurado pelo mercado, das políticas públicas, da visibilidade da profissão ou até do número de candidatos disponíveis.

E “mesmo tendo emprego, devemos ter em atenção a nossa empregabilidade”, disse a docente, que enumerou, de seguida, as competências chave para uma maior probabilidade de sucesso na busca de trabalho.

Para além das competências técnicas, também as pessoais e interpessoais são valorizadas num currículo, tais como a análise e resolução de problemas; criatividade e inovação ou adaptação e flexibilidade, três das dez competências mais valorizadas pelos empregadores, segundo um estudo realizado pela investigadora.

Sobre o desalento de muitos jovens estudantes quanto a perspetivas futuras de trabalho e a necessidade de manterem a formação ao longo da vida, Diana Vieira sublinhou que “estudar compensa”. Apesar das dificuldades, “é mais fácil encontrar soluções” tendo feito um percurso escolar, explicou.

A conferência pretendeu abordar as relações e parcerias entre o sistema educativo e o mundo do trabalho.

A conferência contou com presença das instituições de ensino, dos empregadores locais, bem como dos alunos.

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré (CNSN), é a Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP) do Contrato Local de Desenvolvimento Social, 3.ª Geração (CLDS 3G, Nazaré), Projeto “Onda de Oportunidades, no âmbito do EIXO 1- Ciclos – Onda em Movimento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn