Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Nazaré promove-se na Festa Marítima Internacional de Brest

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município da Nazaré esteve presente na Festa Marítima Internacional de Brest, uma concentração marítima de âmbito mundial, que se realiza na cidade de Brest, em França, de quatro em quatro anos, desde 1992, e que este ano decorreu de 13 a 19 de julho.

A tradição, a oferta turística; as empresas locais (Talassoterapia); os novos produtos (como a ginjinha da Nazaré) ou a gastronomia, com as novas aplicações do carapau seco à nouvelle cuisine, através das propostas da EP Nazaré; o novo artesanato, criado a partir do desenvolvimento do surf, um dos maiores atrativos à Praia do Norte (Marco Murraças); o traje tradicional ( Emilio Vasco e Manuela Vasco) e a música (Os Abílios) foram da Nazaré para Brest e “foram um forte atrativo ao stand apresentado no local”, afirmou a coordenadora da área do turismo do Município da Nazaré, Cristina Luz.

Apesar de se tratar de um evento internacional, “os franceses foram os que mais se dirigiram ao stand da Nazaré e procuraram informações diversas, desde as tradições ao fenómeno das ondas grandes, particularmente sobre o período do ano em que elas são visíveis”, explicou.

Dos milhares de visitantes, que passaram no primeiro dia do evento pelo stand da Nazaré, muitos admitiram “conhecer a Nazaré, enquanto outros revelaram que irão regressar em agosto ou setembro”.

“Para além do mar, das ondas gigantes e do surf, o carapau seco foi outra das fortes curiosidades manifestadas pelos visitantes”, adiantou a coordenadora do turismo no Município da Nazaré.

A cada quatro anos, a cidade de Brest, proporciona momentos de partilha, descoberta e intercâmbios entre os participantes deste evento, convidados do Município local. Para além dos stands em terra, estão presentes, no mar, embarcações de vários países europeus. De Portugal, participam os navios Santa Maria Manuela e Creoula, para onde o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré foi convidado a entrar, pelo comandante da emblemática embarcação portuguesa.

No passado sábado, 16 de julho, assinalou-se o “Dia de Portugal” em Brest, e nesse âmbito, entre várias iniciativas, o representante máximo da Comitiva da Nazaré, Walter Chicharro, esteve presente num almoço institucional com o comandante e tripulação de Creoula, na presença da responsável pelo Município de Brest, que aproveitou para expor, de novo, as potencialidades da Nazaré para acolher eventos náuticos e de recreio.

“A nossa presença em Brest assume uma grande relevância”, disse o autarca, acrescentando que “iremos continuar a marcar presença em eventos promocionais internacionais, para apresentar a marca Nazaré e promover os nossos produtos junto de um público alargado”.

O autarca reforça que se trata de um evento que “mobiliza mais de um milhão de visitantes, numa vila onde residem muitos portugueses, naturais da Nazaré, num país que representa uma das maiores presenças turísticas na Nazaré, a França, segundo a estatística regular do Posto de Turismo da Nazaré”.

A Nazaré tem reforçado a sua presença em eventos turísticos internacionais, para promover a marca junto de um número cada vez mais alargado de turísticas. Já marcou presença em New York Times Fair; Fitur (Madrid) E Arco Atlântico ( Gijon, Astúrias, Espanha ) mas a intenção é “reforçar a nossa presença em eventos que se evidenciem como potenciais mercados do turismo na Nazaré”, disse ainda o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn