Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
Espaço do leitor - Externato Dom Fuas Roupinho

Esclarecimento da oferta formativa do Externato Dom Fuas Roupinho para 2016/2017

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Externato Dom Fuas Roupinho tem como oferta formativa garantida para 2016/2017, os 2º e 3º Ciclos, em todos os anos; o Ensino Secundário; o Ensino Profissional e a Educação e Formação de Adultos.

Continua com 2º ciclo em contrato simples independentemente da área de residência dos Encarregados de Educação, dando também continuidade ao Ensino Articulado da Música gratuito até ao 9º ano para os alunos que este ano letivo iniciaram.

É também garantida a oferta para todo o 3º ciclo, aguardando até final de agosto pela confirmação da gratuitidade no 7ºano, ainda assim, de um modo ou de outro, está já assegurado este ano de escolaridade.

No ensino secundário, o Externato Dom Fuas Roupinho é a única escola do concelho, com oferta formativa para 2016/2017 nos cursos de Ciências e Tecnologias, de Línguas e Humanidades, de Ciências Socioeconómicas e de Artes Visuais, estando também o Ensino Profissional garantido. A este respeito, o EDFR congratula-se de ter já recebido muitos pedidos de inscrição para 2016/2017 para Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e Técnico Auxiliar de Saúde.

Dada a desinformação a que temos assistido nas últimas semanas, considerou-se fundamental esclarecer a oferta formativa do EDFR, e, para melhor ser entendida a oferta de ensino público no 3º ciclo e ensino secundário do Externato Dom Fuas Roupinho, fundado em 1958, regista-se que esta escola estabeleceu com o Estado Português o Contrato de Associação nos finais dos anos 70, a pedido do próprio Estado. Só muito mais tarde, em 1990, a Portaria nº 760-A/90, de 28 de agosto, viria a transformar a escola preparatória estatal em escola de tipologia C+S mantendo o patrono Amadeu Gaudêncio.

Posteriormente, no início do ano letivo 1994/1995 foi estabelecido um Acordo com o Ministério da Educação, por intermédio da Direção Regional de Educação de Lisboa, no qual foi autorizada a construção da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, contígua ao Externato, condicional ao cumprimento da continuidade do Contrato de Associação com o Externato, sendo ressalvada a exclusividade ao EDFR para ministrar o ensino secundário gratuito; garantida essa mesma gratuitidade para um mínimo de 4 turmas nos 7º, 8º e 9º anos.

Ainda relativamente ao Ensino Secundário, somos a única escola do concelho, registando-se que o pedido de abertura do ensino secundário da Escola Amadeu Gaudêncio para o próximo ano letivo foi mais uma vez recusado, como informou a Sra. Secretaria de Estado de Educação numa reunião que decorreu a 9 de junho de 2016 no Ministério da Educação, o que facilmente é compreendido pela legislação vigente e Acordos estabelecidos com o próprio Ministério da Educação.

Assim, a Direção do Externato Dom Fuas Roupinho estará, como sempre, à inteira disposição para qualquer esclarecimento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade