Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C
18° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 24° C
17° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 23° C

Empresário do Valado dos Frades abre restaurante em Bogotá

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um valadense em Bogotá, capital colombiana. Divulgar os sabores gastronómicos e o país são alguns dos objetivos de Luís de Matos, de 66 abriu um restaurante anos, a residir há mais de 30 em Bogotá.

“Tinha restaurantes de comida mediterrânea, e percebi que estava a aumentar a presença de portugueses. A ideia foi aproveitar a janela de oportunidades no interesse em Portugal, já que não havia nada parecido, explicou o empresário á agência Lusa.

O aumento de portugueses em Bogotá começou há três anos, quando muitos deixaram Portugal e a Venezuela, um país em crise e com uma grande comunidade lusodescendente.

O espaço foi sonhado há dois anos mas só agora se tornou numa realidade. Nas mesas, galos de Barcelos lembram Portugal, e o som ambiente é fado, completando um quadro que conta com azulejos, hortênsias, imagens de Nossa Senhora de Fátima e de Santo António, bem como a reprodução de um pátio tipicamente português.

No local também há uma loja com produtos portugueses e arte colombiana. “A proposta é vender os produtos e dar a conhecer a cultura, num intercâmbio, com provas de vinho, ‘meetings’ de gastronomia, poesia e tertúlias”, explicou Luís de Matos.

O empresário, que disse “sentir-se em Portugal” no restaurante, mudou-se para Bogotá por amor à sua mulher, colombiana.

“Só nós temos a forma característica de preparar, e a ideia é sacar os pratos o mais parecido possível do que aprendi com a minha mãe e com a minha avó”, afirmou a sobrinha de Luís de Matos, Inês Maria chegou a Bogotá há três anos, para trabalhar com o tio, fugindo da crise económica.

A capital da Colômbia conta agora com um restaurante português, para aproveitar a aposta dos portugueses naquele país, explicou o promotor do espaço, a residir há 30 anos em Bogotá.

“Tinha restaurantes de comida mediterrânea, e percebi que estava a aumentar a presença de portugueses. A ideia foi aproveitar a ‘ventanita’ [janelinha] de interesse em Portugal, já que não havia nada parecido”, disse à Lusa Luís de Matos, 66 anos, natural de Valado dos Frades.

Segundo o empresário, o aumento de portugueses em Bogotá começou há três anos, uma procura que chegou de Portugal e da Venezuela, um país em crise com uma grande comunidade lusodescendente.

Por outro lado, os colombianos e brasileiros que residem na capital da Colômbia têm também mais interesse na cultura nacional, explicou o dono do restaurante Galo Português.

O espaço foi sonhado há dois anos mas só agora se tornou numa realidade. Nas mesas, galos de Barcelos lembram Portugal, e o som ambiente é fado, completando um quadro que conta com azulejos, hortênsias, imagens de Nossa Senhora de Fátima e de Santo António bem como a reprodução de um pátio tipicamente português.

No cardápio, pipis de frango, caldo verde adaptado, cataplana e o bacalhau à Braz, além de vinho português, são as estrelas.

No local também há uma loja com produtos portugueses e arte colombiana. “A proposta é vender os produtos e dar a conhecer a cultura, num intercâmbio, com provas de vinho, ‘meetings’ de gastronomia, poesia e tertúlias”, afirmou Luís de Matos.

O empresário, que disse “sentir-se em Portugal” no restaurante, mudou-se para Bogotá por amor à sua mulher, colombiana.

O ‘chef’ e quase todos os funcionários são colombianos, mas os pratos são supervisionados por Inês Maria de Matos, 48 anos, que diz ser “a mãe” da casa.

“Só nós temos a forma característica de preparar, e a ideia é sacar os pratos o mais parecido possível do que aprendi com a minha mãe e com a minha avó”, afirmou a sobrinha de Luís de Matos

Inês Maria chegou a Bogotá há três anos, para trabalhar com o tio, fugindo da crise económica.

“Não conhecia nenhum restaurante português aqui, e sempre pedia para as pessoas que viajavam cá que me trouxessem comida tradicional”, contou.

Luís de Matos trabalha no ramo desde que chegou à Bogotá. Atualmente, gere um centro de convenções, a Casa de La Cultura Colombo Portuguesa, o Galo Português e o Red Room, um clube mais reservado.

Quanto ao Galo Português, o empresário prefere não dizer quanto investiu.

“Foi bastante. Se contar, não vou dormir à noite”, diz.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1