Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C

Ministro disponível para analisar com autarcas necessidade de novo hospital no Oeste

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Adalberto Campos Fernandes, em declarações aos jornalistas, mostrou abertura para se sentar à mesa com os autarcas do Oeste, não fazendo, no entanto, promessas, uma vez que, "num quadro de restrição financeira, é necessário definir prioridades".

Ainda assim, admitiu que “o Oeste é uma prioridade, assim como tudo o que está à volta da Grande Lisboa” e disse que é “incompreensível que, a 50 quilómetros de Lisboa, existam as dificuldades que existem”.

Durante o seu discurso, o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), afirmou que, na reunião do conselho executivo, a Comunidade Intermunicipal do Oeste decidiu pedir ao governante uma reunião a propósito da construção de novas instalações.

O ministro, falava, no passado dia 8, à margem da inauguração da Unidade de Saúde Familiar Santa Cruz, na Silveira, freguesia de Torres Vedras.

Além do hospital de Peniche, com uma urgência básica, o CHO possui dois hospitais, um em Caldas da Rainha e outro em Torres Vedras, ambos com urgências médico-cirúrgicas.

Ambos têm problemas de espaço e não têm possibilidades de expansão das suas instalações, além de o de Torres Vedras funcionar em instalações da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.

O CHO serve hoje 293 mil habitantes dos concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Torres Vedras e parte de Alcobaça e de Mafra.

A USF Santa Cruz, composta por quatro médicos e quatro enfermeiros, é a primeira a ser criada no concelho de Torres Vedras fora da cidade e abrange cerca de nove mil utentes das extensões de saúde da Silveira (sete mil utentes) e da Ponte do Rol (1.500).

Em ambas as unidades não existe falta de médicos, depois de em setembro terem sido colocados três profissionais na Silveira, já a pensar na criação da USF.

Contudo, face ao aumento sucessivo de utentes no litoral do concelho, o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul espera vir a colocar no futuro um outro médico, uma vez que um dos quatro tem menos horas de consulta disponíveis por estar também a coordenar o internado de médicos recém-licenciados.

Esta USF representa cerca de 12% dos utentes de todo o concelho, cerca de 70 mil dos 80 mil habitantes existentes, de acordo com os últimos Censos.

A USF junta-se a outras sete existentes no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, que serve cerca de 197 mil utentes dos concelhos do Cadaval, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, dos quais cerca de 48 mil estão sem médico de família, disse o diretor do ACES.

Nesse sentido, precisa de mais 20 médicos e 40 enfermeiros, que pretende colocar nos próximos anos, para poder criar outras USF na Lourinhã, A-dos-Cunhados e Maceira, Ventosa, São Pedro da Cadeira, Freiria, no concelho de Torres Vedras, e Mafra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos