Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
15° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C
15° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

Ano Hidrológico inicia-se em outubro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Proteção Civil lança guia de conselhos para evitar problemas com o início da época da chuva, como as habituais inundações ou deslizamentos de terras.

É no mês de Outubro, época em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e em que o período mais chuvoso do ano, que se inicia o Ano Hidrológico. O Serviço Municipal de Proteção Civil reuniu um conjunto de informações para a tomada de medidas que evitem ou minimizem os prejuízos.

Situações como inundações em zonas urbanas causadas por acumulação de águas pluviais, cheias motivadas pelo transbordo do leito de alguns rios, instabilização de taludes ou deslizamentos motivados pela perda de consistência do solo são esperadas no início do Outono, altura em que as quantidades de lixo, folhas de árvores e outros detritos vegetais se acumulam ao longo das valetas das vias de comunicação durante a estação seca, e contribuem para a obstrução dos canais de escoamento.

Cada cidadão e respetivas entidades competentes devem “adotar uma atitude pró-ativa, assegurando nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais e varandas, a limpeza de algerozes e caleiras dos telhados das habitações e a retirada de inertes que possam ser arrastados”, refere a proteção.

O arrastamento e deposição de materiais sólidos pelos cursos de água podem contribuir para o acréscimo dos efeitos das cheias, assim como a incapacidade de retenção da precipitação na vegetação (como consequência dos incêndios).

Pelo que se deverá desobstruir as linhas de água, evitar cortes rasos de material lenhoso em situações de declive intenso, localizadas nas margens das linhas de água e recolher ou triturar resíduos de atividades agrícolas e florestais existentes nas margens das linhas de água.

A precipitação intensa pode contribuir para o aumento da instabilidade de solos e rochas em taludes assim, deverá verificar-se eventuais situações de desmoronamento de taludes e aterros rochosos ou em terra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

IPSS’s de Alcobaça e Nazaré recebem 17 viaturas

A cerimónia de assinatura do protocolo, no âmbito da candidatura “Mobilidade Verde - Carros Elétricos para Instituições Particulares de Solidariedade Social com Serviço de Apoio Domiciliário a Idosos”, teve lugar no passado dia 29 de maio, no Cineteatro de Porto de...

anexo sem nome 00056

CERCINA adquire instalações do Centro Social do Rio Novo

As instalações do antigo Centro Social do Rio Novo, na Nazaré, foram adquiridas pela CERCINA – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré. Neste imóvel, devoluto há largos anos, pretende a CERCINA instalar o novo Serviço de Apoio...

cercina

Protocolo para Aquisição de Nova Viatura para os Bombeiros da Nazaré

A Junta de Freguesia de Nazaré e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré celebraram um protocolo de colaboração destinado à aquisição de uma viatura nova para o transporte de doentes, num apoio total da autarquia no valor de 19.414,63 €. Esta...

protocolo222