Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Projeto Pioneiro de apoio à comunidade escolar Arranca em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Alcobaça assinalou o arranque do ano letivo 2015-2016 com uma visita às escolas de Martingança, Benedita e São Martinho do Porto onde o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, entregou, aos alunos, os primeiros kits de material e manuais escolares, no âmbito do Plano de Ação Social Alargada.

Trata-se de um projeto pioneiro que não só apoia toda a comunidade escolar que frequenta o 1º ciclo como procura incutir um sentido de responsabilidade aos alunos que recebem os materiais e os manuais.

Este plano consiste num sistema de concessão de materiais escolares e de empréstimo de manuais a todos os alunos do 1º ciclo, sem exceção.

Os alunos do 1º ano recebem gratuitamente os manuais escolares. Os alunos dos restantes 3 anos do 1º ciclo serão responsáveis por preservar os manuais que recebem por empréstimo para que estes possam ser utilizados pelos colegas dos anos seguintes.

Todos os alunos do 1º ciclo recebem gratuitamente um conjunto de materiais escolares essenciais para o trabalho diário na sala de aula,

nomeadamente: mochila, pasta de arquivo, borracha, esferográficas de três cores, caixas de lápis de cor, apara-lápis, régua, cola líquida, tesoura, cadernos com folhas pautadas e quadriculadas, micas e dossiers para as folhas dos manuais, um bloco de folhas pautadas e um bloco de folhas quadriculadas.

“Todas as crianças merecem ter as mesmas oportunidades no início do seu percurso escolar e é isso mesmo que a Câmara de Alcobaça garante com esta iniciativa”, afirmou Paulo Inácio, reforçando que se trata de “uma ajuda para as famílias que deste modo sabem que podem contar com o seu município para os ajudar a suportar os elevados custos destes materiais que agora estão ao seu dispor gratuitamente”.

O edil da Câmara de Alcobaça acrescentou que “este esforço é feito para garantir as melhores condições de trabalho e de ensino para os alunos”.

“Outros municípios tentaram seguiram o nosso exemplo quando anunciámos o nosso projeto mas o método escolhido por Alcobaça difere dos demais no sentido em que as crianças trabalham com os manuais na escola tendo apenas que transportar para casa as fichas de trabalho que os professores determinam. Não queremos que os nossos alunos andem carregados com o peso brutal dos manuais e dos materiais escolares”, explicou Paulo Inácio.

Para a vereadora da Educação Inês Silva “este projeto é inovador, pois cria uma verdadeira bolsa de empréstimo dos manuais e oferece um kit essencial de material escolar que certamente fará a diferença nos orçamentos familiares. Estamos obviamente abertos a melhorias e sugestões para que o projeto possa evoluir. O Município de Alcobaça assume este compromisso para com o bem-estar da comunidade escolar e esperamos que esta o acolha de modo a que o trabalho desenvolvido na sala de aula seja produtivo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade