Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Emprego sobe nas unidades turísticas durante o Verão

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Sindicato da hotelaria fez um levantamento do trabalho nos meses de verão nos concelhos de Peniche e Nazaré, tendo concluído que, nesta altura do ano, há um aumento da empregabilidade superior a 50% , em particular na restauração.

De acordo com o levantamento, as unidades crescem nesta altura do ano e a oferta de postos de trabalho acompanha o movimento.

“Mais de dois terços dos empregados neste setor são sazonais, mas orgulhamo-nos de ter observado, também, que já existe um conjunto alargado de profissionais de grande qualidade em funções nas unidades turísticas, e que se mantém em funções durante todo o ano, tal como essas empresas”, disse António Baião, do Sindicato.

Nalguns casos “foram detetados trabalhadores em situação de precariedade, sem receber o salário de tabela, mas que vieram atraídos para o setor, pelas possibilidades de gorjeta, que complementam o salário mínimo nacional que lhes é oferecido pela entidade empregadora”, acrescentou o sindicalista.

Ao contrário de Peniche, onde um elevado número de funcionários das unidades turísticas (hotéis, cafés, restaurantes, empreendimentos

turísticos) estão no posto de trabalho todo o ano, na Nazaré, “a maioria são jovens, na sua maioria estudantes, que trabalham apenas nesta época nas unidades turísticas”, acrescentou o dirigente sindical.

Para o sindicato, a melhoria de prestação de serviços por parte da Hotelaria e Similares na Região depende da aposta dos empresários na mão-de-obra especializada.

“Temos boas escolas de formação para este setor, mas muitas vezes as entidades patronais limitam-se a contratar uma mão-de-obra de custo baixo, esquecendo-se que estamos numa zona de grande afluxo turístico, visitantes que já procuram qualidade, e, também, que muitos dos nossos profissionais desta área têm que sair do país, em busca de trabalho”, acrescentou o sindicalista.

O turismo tem sido uma das áreas económicas do país a registar os melhores resultados financeiros nos últimos três anos, mas, e de acordo com o sindicato, isso não se tem refletido no maior bem-estar económico dos funcionários: “verificamos que continua a não haver distribuição de riqueza pelos salários dos trabalhadores”

Sindicato hotelaria Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Hawai de Alfeizerão” é investimento em campismo com charme

O conceito de acampar com elegância e charme vai ser explorado em breve em Alfeizerão, com a criação de um Parque de Glamping, Eco Resort e Parque de Autocaravanas intitulado “Hawai de Alfeizerão”, em construção no Casal da Ponte, num investimento que rondará entre...

alfeizerao1

Nazaré tem PME de Excelência

As PME do concelho da Nazaré foram distinguidas com o selo PME excelência atribuído em novembro pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI). As empresas galardoadas faturaram 11,955 milhões de euros, ou seja, mais 31,51%, e exportaram 3,6 milhões de...

pme