A organização introduziu algumas novidades, como a Noite da Padeira, que celebrou a vida e o mito de Brites de Almeida, figura lendária e símbolo da independência portuguesa face ao reino de Castela.
O Cortejo das Padeiras fez as delícias dos visitantes, em grande parte turistas estrangeiros, o que sublinha a dimensão cada vez mais internacional do certame.
O ponto alto do evento, a Recriação da Batalha da Aljubarrota, atraiu este ano cerca de 40.000 espetadores, que vibraram, mais uma vez, com a histórica vitória portuguesa encenada, no belo cenário da Liça de Aljubarrota, por mais de 200 figurantes, alguns deles vindos de países como Inglaterra, Itália e Espanha.
Ao longo dos últimos anos, a Aljubarrota Medieval tem vindo a afirmar-se como uma marca do concelho de Alcobaça que naturalmente compete com outros eventos de cariz semelhante mas de maior dimensão.
No entanto, a adesão massiva do público reforça o carisma especial deste evento e motiva o Município a dar-lhe continuidade e condições para evoluir positivamente.
A Câmara Municipal de Alcobaça gostaria de endereçar um agradecimento especial à Junta de Freguesia de Aljubarrota pelo seu esforço abnegado em tornar a Aljubarrota Medieval num acontecimento singular e essencial no panorama nacional.
0 Comentários