Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C

Alunos da Escola de São Martinho do Porto ganham prémio nacional

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um conto escrito por uma aluna da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto e ilustrado por outro estudante mereceu a distinção no concurso nacional “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”, uma iniciativa no âmbito da vertente de responsabilidade social da marca japonesa de automóveis Nissan, através da Nissan Ibéria SA, sucursal em Portugal, com o apoio do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da editora Leya.

Sofia Rosário e Miguel Marques, alunos do 10.º ano do curso de Ciências e Tecnologias, receberam prémios pela sua participação no evento, com o conto “Cega a vida antes que ela te cegue a ti”. O texto assinado por Sofia Rosário e as ilustrações de Miguel Marques foram apreciados por um júri, que durante cerca de um mês leu e apreciou os contos ilustrados por alunos de escolas secundárias de norte a sul de Portugal.

Este conto dos alunos de S. Martinho do Porto foi o mais votado pela Comunidade Facebook a nível nacional.

Como prémio, os jovens verão a sua obra publicada num livro de contos onde constarão todos os que foram distinguidos. Este livro fará parte do PNL e terá a chancela da Leya, sendo a terceira edição do concurso em Portugal. Os livros serão distribuídos pelas escolas dos alunos vencedores, como oferta especial da Leya às bibliotecas escolares.

Não menos aliciante é a viagem que as dez duplas de finalistas e os respetivos professores responsáveis farão às instalações da fábrica da Nissan em Barcelona, usufruindo de um fim de semana com tudo pago pela empresa.

No Japão, a Nissan já conta com a 31.ª edição deste concurso, que visa promover a leitura e a escrita entre os mais jovens, bem como a descoberta de novos talentos da literatura e das artes gráficas, que possam, pelo seu exemplo, favorecer o surgimento de outros e contribuir assim para o fim último de enriquecimento da cultura nacional”. Tem ainda como objetivos “o exercício de reflexões críticas sobre a mobilidade sustentável”.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 2 na Biblioteca Nacional de Lisboa e contou com as presenças do novo diretor da Nissan, Guillaume Mansurel, do representante do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral, do editor de literatura infantojuvenil da Leya, Vítor Silva Mota, e da escritora Ana Maria Magalhães, em representação dos membros do júri.

As escolas de proveniência dos jovens autores de histórias ilustradas 2014/2015 fizeram-se representar por comitivas que integravam alunos, pais, professores e membros dirigentes. Da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto esteve a presidente do Conselho Geral, órgão máximo da escola, professora Margarida Fialho, que acompanhou os alunos, a professora responsável pela candidatura da escola, Clara Bernardino, e a mãe de um dos alunos, Suzana Marques.

A satisfação da comitiva era grande, sobretudo por ver o esforço premiado do trabalho em equipa. A escola de São Martinho foi a única da região que concorreu, mas enfrentou uma grande competição de estabelecimentos de ensino de outras zonas do país.

A visita guiada às instalações da fábrica da Nissan em Barcelona decorrerá entre 4 e 6 de setembro. Os organizadores do concurso informaram que o tema escolhido para o próximo ano será anunciado em breve para que as escolas possam divulgá-lo e os professores possam motivar os seus alunos com mais tempo. Este ano o tema era “A condução autónoma”, que, segundo Vítor Silva Mota, era o único elo comum a todos os contos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade