Sofia Rosário e Miguel Marques, alunos do 10.º ano do curso de Ciências e Tecnologias, receberam prémios pela sua participação no evento, com o conto “Cega a vida antes que ela te cegue a ti”. O texto assinado por Sofia Rosário e as ilustrações de Miguel Marques foram apreciados por um júri, que durante cerca de um mês leu e apreciou os contos ilustrados por alunos de escolas secundárias de norte a sul de Portugal.
Este conto dos alunos de S. Martinho do Porto foi o mais votado pela Comunidade Facebook a nível nacional.
Como prémio, os jovens verão a sua obra publicada num livro de contos onde constarão todos os que foram distinguidos. Este livro fará parte do PNL e terá a chancela da Leya, sendo a terceira edição do concurso em Portugal. Os livros serão distribuídos pelas escolas dos alunos vencedores, como oferta especial da Leya às bibliotecas escolares.
Não menos aliciante é a viagem que as dez duplas de finalistas e os respetivos professores responsáveis farão às instalações da fábrica da Nissan em Barcelona, usufruindo de um fim de semana com tudo pago pela empresa.
No Japão, a Nissan já conta com a 31.ª edição deste concurso, que visa promover a leitura e a escrita entre os mais jovens, bem como a descoberta de novos talentos da literatura e das artes gráficas, que possam, pelo seu exemplo, favorecer o surgimento de outros e contribuir assim para o fim último de enriquecimento da cultura nacional”. Tem ainda como objetivos “o exercício de reflexões críticas sobre a mobilidade sustentável”.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 2 na Biblioteca Nacional de Lisboa e contou com as presenças do novo diretor da Nissan, Guillaume Mansurel, do representante do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral, do editor de literatura infantojuvenil da Leya, Vítor Silva Mota, e da escritora Ana Maria Magalhães, em representação dos membros do júri.
As escolas de proveniência dos jovens autores de histórias ilustradas 2014/2015 fizeram-se representar por comitivas que integravam alunos, pais, professores e membros dirigentes. Da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto esteve a presidente do Conselho Geral, órgão máximo da escola, professora Margarida Fialho, que acompanhou os alunos, a professora responsável pela candidatura da escola, Clara Bernardino, e a mãe de um dos alunos, Suzana Marques.
A satisfação da comitiva era grande, sobretudo por ver o esforço premiado do trabalho em equipa. A escola de São Martinho foi a única da região que concorreu, mas enfrentou uma grande competição de estabelecimentos de ensino de outras zonas do país.
A visita guiada às instalações da fábrica da Nissan em Barcelona decorrerá entre 4 e 6 de setembro. Os organizadores do concurso informaram que o tema escolhido para o próximo ano será anunciado em breve para que as escolas possam divulgá-lo e os professores possam motivar os seus alunos com mais tempo. Este ano o tema era “A condução autónoma”, que, segundo Vítor Silva Mota, era o único elo comum a todos os contos.
0 Comentários