Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
Semana da Leitura e Dias Abertos

GNR e Bombeiros marcaram presença no dia do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Este ano, o dia 19 de março foi o escolhido para o Dia do Agrupamento e foi marcado pela presença da GNR, que trouxe à escola cães pisteiros treinados pelas autoridades para intervir em situação de procura de estupefacientes, também os Bombeiros Voluntários de S. Martinho orientaram várias sessões sobre “Socorrismo”.

Semana da Leitura

Na última semana de aulas do 2.º período, o agrupamento de escolas de S. Martinho do Porto comemorou a Semana da Leitura cujo tema era “Palavras do Mundo”. Entre as diversas atividades levadas a cabo destacam-se as “Histórias cá e lá” que envolveram os alunos do 1.º e do 2.º ciclo; “Chás do mundo” (leituras de poemas em Português e em diferentes línguas estrangeiras pelos alunos de PPT- Português para todos-) e que contou com a presença do clube de leitura de S. Martinho, bem como de diferentes membros da comunidade escolar. Também os encarregados de educação foram chamados a participar noutra iniciativa: ler um texto à sua escolha à turma do seu educando, durante uma aula de Português.

O ponto alto da Semana da Leitura foi o “Sarau”, que decorreu no Auditório da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto, na passada quarta-feira, dia 18 de março, pelas 21 horas. Muitas das atividades desenvolvidas pelos diferentes grupos do Clube de Leitura da Escola Sede, bem como trabalhos desenvolvidos nas aulas de Português, que nunca ultrapassam a porta da sala de aula, convergiram num espetáculo que foi abrilhantado por momentos musicais, pelas leituras com sotaque e pelas leituras de pares entre mães e filhos.

Dia do Agrupamento

Este ano, o dia 19 de março foi o escolhido para o Dia do Agrupamento e foi marcado pela presença da GNR, que trouxe à escola cães pisteiros treinados pelas autoridades para intervir em situação de procura de estupefacientes. Perante um público muito heterogéneo (do jardim de infância ao 12.º ano), a “Diva” e o “Apolo” mostraram as suas capacidades enquanto “agentes” da autoridade. Também o Clube de Dança da escola sede e os alunos do 1.º ciclo abrilhantaram as comemorações com a sua presença e as suas canções. Cada elemento do agrupamento pendurou uma fita com o seu nome no corrimão das escadas exteriores que dão acesso à entrada da escola, recordando que no agrupamento deve imperar o lema “um por todos e todos pelo agrupamento”.

Os Bombeiros Voluntários de S. Martinho orientaram várias sessões sobre “socorrismo” e prometeram regressar à escola para responder às várias solicitações dos alunos, já que o tempo foi escasso para atender a todas as questões.

Dias Abertos

As comemorações continuaram estendendo-se aos diferentes blocos e salas, onde os professores e os alunos mais velhos dinamizavam atividades diversas, no intuito de pôr em prática alguns conhecimentos e aguçar a curiosidade e participação dos mais novos, envolvendo-os na dinâmica de cada uma das salas e levando-os a experimentar novas sensações ou a recordar antigas brincadeiras: um pouco de tudo para todos. Este ano, também o centenário da Primeira Guerra Mundial foi recordado pelo Clube de Teatro da Escola cuja atuação brilhante convidava a uma paragem no Auditório. Experiências de laboratório, jogos de Matemática, enigmas, atividades de promoção ambiental, escrita criativa, fantoches, “quiz” sobre países estrangeiros, danças tradicionais, um desfile alusivo a terras e países, palestras sobre temas diversos e tantas outras atividades rechearam os últimos dois dias do 2.º período, no Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade