Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C
Campanha "Vamos ajudar o João"

Criança de 4 anos precisa de apoio financeiro para terapias

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Vamos ajudar o João" é o nome de uma causa em prol de uma criança de quatro anos, residente no Avenal, nas Caldas da Rainha, que sofre de uma deficiência e precisa de tratamentos a nível de fisioterapia e terapia da fala, entre outros.

“É um menino especial”, descreve a irmã de João Sobral, que organiza a página “Vamos ajudar o João” na rede social Facebook. A familiar descreve que aos sete meses e meio adormeceu-lhe uma célula do cérebro. “Os médicos não sabem que nome dar”, mas desde aí que a criança usa talas para endireitar os pés, luvas para virar as mãos, um colete e uma cadeira especial emprestada por causa da coluna. Não anda, não se senta durante muito tempo nem fala, embora, segundo a mãe, “entenda tudo”.

Recentemente foi operado porque não engolia a saliva. A intervenção correu bem e agora só utiliza dois babetes por dia, quando antes utilizava quinze.

Frequenta fisioterapia uma vez por semana no hospital termal das Caldas da Rainha, durante 45 minutos, numa ação suportada pelo Estado, mas não é o suficiente. A mãe também não pode pagar mais tratamentos porque só recebe 185 euros e não pode trabalhar para tomar conta do filho e está sempre com ele, exceto quando se encontra no jardim de infância do Avenal durante algumas horas de manhã. Tem também aulas de natação uma vez por semana nos Pimpões.

Apesar dos obstáculos que enfrenta, o menino não deixou de ir com os colegas participar no desfile de carnaval das crianças nas Caldas da Rainha, tendo-se mascarado de nazareno.

Para ter maior estímulo, vir a andar, falar e não ter que depender da família para tudo, surgiu o apelo de ajuda monetária para poder ter mais tratamentos. Os donativos podem ser depositados na conta bancária com o NIB 001000005046022000123.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Moção contra fim das touradas rejeitada na Nazaré

A moção "Pelo fim de espetáculos com sofrimento animal - Tourada não é cultura" apresentada pelo Bloco de Esquerda na sessão da Assembleia Municipal da Nazaré, no passado dia 23 de setembro, foi rejeitada com 5 votos contra, 4 votos a favor e 14 abstenções. A...