Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
Campanha "Vamos ajudar o João"

Criança de 4 anos precisa de apoio financeiro para terapias

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Vamos ajudar o João" é o nome de uma causa em prol de uma criança de quatro anos, residente no Avenal, nas Caldas da Rainha, que sofre de uma deficiência e precisa de tratamentos a nível de fisioterapia e terapia da fala, entre outros.

“É um menino especial”, descreve a irmã de João Sobral, que organiza a página “Vamos ajudar o João” na rede social Facebook. A familiar descreve que aos sete meses e meio adormeceu-lhe uma célula do cérebro. “Os médicos não sabem que nome dar”, mas desde aí que a criança usa talas para endireitar os pés, luvas para virar as mãos, um colete e uma cadeira especial emprestada por causa da coluna. Não anda, não se senta durante muito tempo nem fala, embora, segundo a mãe, “entenda tudo”.

Recentemente foi operado porque não engolia a saliva. A intervenção correu bem e agora só utiliza dois babetes por dia, quando antes utilizava quinze.

Frequenta fisioterapia uma vez por semana no hospital termal das Caldas da Rainha, durante 45 minutos, numa ação suportada pelo Estado, mas não é o suficiente. A mãe também não pode pagar mais tratamentos porque só recebe 185 euros e não pode trabalhar para tomar conta do filho e está sempre com ele, exceto quando se encontra no jardim de infância do Avenal durante algumas horas de manhã. Tem também aulas de natação uma vez por semana nos Pimpões.

Apesar dos obstáculos que enfrenta, o menino não deixou de ir com os colegas participar no desfile de carnaval das crianças nas Caldas da Rainha, tendo-se mascarado de nazareno.

Para ter maior estímulo, vir a andar, falar e não ter que depender da família para tudo, surgiu o apelo de ajuda monetária para poder ter mais tratamentos. Os donativos podem ser depositados na conta bancária com o NIB 001000005046022000123.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn