Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Garrett McNamara diz que Portugal vai gerar campeões do mundo de surf

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Há muito talento em Portugal. Vejo muitos bons surfistas, com muito potencial. Facilmente poderão ter um campeão do mundo em Portugal, no circuito mundial (WCT). Tanto nas ondas pequenas como um campeão mundial em ondas gigantes", disse Garrett McNamara, em entrevista à agência Lusa.

Na nova geração de surfistas portuguesas incluem-se nomes como Vasco Ribeiro, campeão mundial júnior, Frederico Morais e Nic von Rupp, todos no circuito de qualificação (WQS).

McNamara, de 47 anos, catapultou as ondas portuguesas para a ribalta mundial em novembro de 2011, quando surfou na Praia do Norte uma onda de 78 pés (quase 24 metros) gerada pelo chamado “Canhão da Nazaré”, uma formação rochosa submarina, em forma de desfiladeiro, ao largo daquela localidade.

Desde então vários surfistas acorreram à Nazaré em busca das ondas gigantes “canalizadas” para ali pelo “Canhão” e McNamara – uma presença regular em Portugal – diz sentir a “responsabilidade” de divulgar ainda mais o potencial deste tipo de surf em território nacional.

“As pessoas em Portugal são tão espetaculares e as ondas são tão boas que o mundo merece saber o que há aqui. E foi graças a esta onda que pudemos convidar o mundo a vir cá, para conhecer o que há cá. Sinto que tenho a responsabilidade de partilhar Portugal com o mundo. E através destas ondas gigantes é tão fácil, porque toda a gente fica cativada”, salientou.

McNamara mudou-se logo em criança para o Havai, a referência mundial do surf. No entanto, nem nessas ilhas do Pacífico o surfista encontrou paralelo com o potencial da Nazaré para ser a “capital mundial das ondas gigantes”.

“[A Nazaré] É de certeza o sítio onde aparecerem mais ondas grandes todos os anos. A única coisa é que o vento aqui é complicado. Mas pode ser a capital das ondas grandes, porque há muitos dias [com ondas] grandes aqui. Pode ser a capital das ondas gigantes. Em nenhum lado do mundo há ondas tão grandes como aqui, durante todo o ano. No Havai há ondas grandes, mas não tão grandes”, considerou Garrett McNamara.

O surfista tem participado em várias campanhas de promoção do surf em Portugal, mas acredita que se pode trabalhar mais para fazer sobressair os pontos positivos do país.

“O principal é a consciencialização, dar a conhecer às pessoas o que há aqui. Fazer campanhas de promoção e divulgar o quão espetacular é Portugal: como é acessível, como é parecido com a Califórnia. [Portugal] Tem um grande ponto positivo: não há ataques de tubarões. […] Não há tubarões, tem boa comida, bom clima e é acessível em termos de preço: é a Califórnia da Europa. É espetacular”, acrescentou.

McNamara, que em 2013 surfou uma outra onda gigante estimada em 100 pés (quase 30 metros, o equivalente a um prédio de dez andares), cuja dimensão não foi ratificada, acredita que pode vir a estabelecer um novo recorde na Nazaré.

“Temos o país todo a torcer para que eu consiga apanhar uma ainda maior. Se toda a gente se mentalizar que eu vou apanhar uma onda ainda maior, eu vou mesmo apanhar uma onda maior. Vou conseguir outro recorde! Eu não faço surf para os recordes, mas vou surfar por Portugal”, afirmou o surfista.

Para consegui-lo, McNamara conta agora com uma nova arma: uma prancha em cortiça que projetou em conjunto com o departamento de design da Mercedes.

“A prancha [de cortiça] é perfeita, espetacular para surfar as maiores ondas daqui. Ainda não surfámos as maiores […], mas, assim que chegarem, aquela prancha em cortiça vai ser a melhor. Tenho a certeza”, frisou o havaiano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Começou a temporada de ondas gigantes na Praia do Norte

O passado dia 7 de novembro de 2022 marcou, definitivamente, o arranque da época de ondas grandes na Praia do Norte, na Nazaré. O canhão recebeu naquele dia a primeira ondulação de respeito da temporada, e surfistas de ondas grandes, vindos de várias partes do...

ondas

Vitória Surf Challenge na praia das Paredes dias 3 e 4 de setembro

A praia das Paredes da Vitoria vai acolher nos dias 3 e 4 de setembro, o Vitória Surf Challenge,  um campeonato que incorpora várias modalidades de desportos aquáticos, surf, bodyboard e longboard. A iniciativa pelo evento partiu de um grupo de amigos da...

151564835

46ª Meia Maratona Internacional da Nazaré voltará em novembro

A Meia Maratona Internacional da Nazaré - Associação de Cultura e Desporto (MMIN) e o Clube de Atletismo da Nazaré (CAN) assumem a organização conjunta da 46ª edição da mais antiga meia maratona em Portugal, que irá para a estrada no próximo dia 13 de novembro. As...

nazare meia maratona scaled 1