Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Garrett McNamara diz que Portugal vai gerar campeões do mundo de surf

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Há muito talento em Portugal. Vejo muitos bons surfistas, com muito potencial. Facilmente poderão ter um campeão do mundo em Portugal, no circuito mundial (WCT). Tanto nas ondas pequenas como um campeão mundial em ondas gigantes", disse Garrett McNamara, em entrevista à agência Lusa.

Na nova geração de surfistas portuguesas incluem-se nomes como Vasco Ribeiro, campeão mundial júnior, Frederico Morais e Nic von Rupp, todos no circuito de qualificação (WQS).

McNamara, de 47 anos, catapultou as ondas portuguesas para a ribalta mundial em novembro de 2011, quando surfou na Praia do Norte uma onda de 78 pés (quase 24 metros) gerada pelo chamado “Canhão da Nazaré”, uma formação rochosa submarina, em forma de desfiladeiro, ao largo daquela localidade.

Desde então vários surfistas acorreram à Nazaré em busca das ondas gigantes “canalizadas” para ali pelo “Canhão” e McNamara – uma presença regular em Portugal – diz sentir a “responsabilidade” de divulgar ainda mais o potencial deste tipo de surf em território nacional.

“As pessoas em Portugal são tão espetaculares e as ondas são tão boas que o mundo merece saber o que há aqui. E foi graças a esta onda que pudemos convidar o mundo a vir cá, para conhecer o que há cá. Sinto que tenho a responsabilidade de partilhar Portugal com o mundo. E através destas ondas gigantes é tão fácil, porque toda a gente fica cativada”, salientou.

McNamara mudou-se logo em criança para o Havai, a referência mundial do surf. No entanto, nem nessas ilhas do Pacífico o surfista encontrou paralelo com o potencial da Nazaré para ser a “capital mundial das ondas gigantes”.

“[A Nazaré] É de certeza o sítio onde aparecerem mais ondas grandes todos os anos. A única coisa é que o vento aqui é complicado. Mas pode ser a capital das ondas grandes, porque há muitos dias [com ondas] grandes aqui. Pode ser a capital das ondas gigantes. Em nenhum lado do mundo há ondas tão grandes como aqui, durante todo o ano. No Havai há ondas grandes, mas não tão grandes”, considerou Garrett McNamara.

O surfista tem participado em várias campanhas de promoção do surf em Portugal, mas acredita que se pode trabalhar mais para fazer sobressair os pontos positivos do país.

“O principal é a consciencialização, dar a conhecer às pessoas o que há aqui. Fazer campanhas de promoção e divulgar o quão espetacular é Portugal: como é acessível, como é parecido com a Califórnia. [Portugal] Tem um grande ponto positivo: não há ataques de tubarões. […] Não há tubarões, tem boa comida, bom clima e é acessível em termos de preço: é a Califórnia da Europa. É espetacular”, acrescentou.

McNamara, que em 2013 surfou uma outra onda gigante estimada em 100 pés (quase 30 metros, o equivalente a um prédio de dez andares), cuja dimensão não foi ratificada, acredita que pode vir a estabelecer um novo recorde na Nazaré.

“Temos o país todo a torcer para que eu consiga apanhar uma ainda maior. Se toda a gente se mentalizar que eu vou apanhar uma onda ainda maior, eu vou mesmo apanhar uma onda maior. Vou conseguir outro recorde! Eu não faço surf para os recordes, mas vou surfar por Portugal”, afirmou o surfista.

Para consegui-lo, McNamara conta agora com uma nova arma: uma prancha em cortiça que projetou em conjunto com o departamento de design da Mercedes.

“A prancha [de cortiça] é perfeita, espetacular para surfar as maiores ondas daqui. Ainda não surfámos as maiores […], mas, assim que chegarem, aquela prancha em cortiça vai ser a melhor. Tenho a certeza”, frisou o havaiano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Justine Dupont e Nathan Florence dominaram os Prémios Big Wave Challenge

Os surfistas de ondas grandes celebraram as suas conquistas de 2022 numa Gala de Prémios que decorreu no cineteatro da Nazaré Justine Dupont foi a grande vencedora dos prémios do Big Wave Challenge, arrecadando os troféus de Maior Onda, Onda do Ano e Surfista do...

bigwaves

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1

Alfeizerão regressa à época Medieval de 14 a 16 de julho

Alfeizerão Medieval, um evento com entrada gratuita, que vai recriar os tempos em que cristãos e mouros conviviam naquela terra, sob o domínio dos monges de Cister, vai decorrer de 14 a 16 de julho. O mercado medieval vai ficar instalado num espaço de mais de...

mediaval