Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Marca algarvia prepara prancha de Surf para a Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Octávio Lourenço está a produzir na sua fábrica, em São Brás de Alportel, duas pranchas de surf projetadas para a famosa onda gigante de Portugal. “Uma delas será com rolhas de cortiça”, revelou o fundador da Ferox, ao Sul Informação, à margem da sua participação na Beta Talk de Setembro, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, ao princípio da noite desta terça-feira, 16 de Setembro.

Octávio Lourenço e a (sua marca de pranchas) Ferox têm andado nas notícias devido ao mais recente e inovador modelo de prancha da marca algarvia feita com rolhas de cortiça. “É um processo de construção muito laborioso”, diz o shaper algarvio. O interior da prancha é feito com rolhas de cortiça, colocadas uma a uma, e poliuretano, para preencher os espaços e dar uniformidade ao bloco, que é depois cortado à medida, lixado e sujeito a uma laminação tradicional com fibra e resina.

O resultado é uma prancha com forte impacto estético, mas não só. Octávio Lourenço experimentou um modelo de 6,4 polegadas single finn (quilha única), na Praia da Galé, e desmistificou o peso acrescido da cortiça. “Fiquei surpreendido, a prancha funciona e bem, até com manobras no lip“, garantiu o shaper algarvio, prometendo para breve a publicação de um vídeo com imagens da já famosa prancha em ação.

Inovar esteticamente e recorrer a cores, padrões e materiais de referência cultural, predominantemente algarvia, são duas características da Ferox. Outra é produzir pranchas projetadas especificamente para determinado tipo de onda, referenciadas pela longa experiência do shaper enquanto surfista curioso em testar praias de Norte a Sul do País.

Os dois novos modelos em produção – um tradicional e o outro com rolhas – para surfar a onda gigante da Nazaré são a continuidade natural de um projeto iniciado quando Octávio Lourenço estudava Artes Plásticas nas Caldas da Rainha e que se transformou numa das marcas portuguesas de referência no fabrico de pranchas de surf. Um percurso de sucesso, sobre o qual o shaper algarvio falou na Beta Talk (conversa informal com empreendedores regionais) em Portimão.

Mercedes-Benz e Corticeira Amorim desenvolvem pranchas para North Canyon

A Mercedes-Benz Portugal, em parceria com a Corticeira Amorim decidiram desenvolver uma nova prancha de surf, totalmente em cortiça portuguesa, para o surfista havaiano Garrett McNamara enfrentar as ondas gigantes da Nazaré.

Além desta inovadora prancha em cortiça, será ainda desenvolvida uma nova prancha a partir da espuma usada nas asas dos aviões, um material que o próprio Garrett trouxe da Califórnia. Este projeto, 100% nacional, irá contar com o apoio da Polen Surfboards, uma empresa Portuguesa que dará forma a estas duas novas pranchas que serão utilizadas nas ondas da Nazaré.

Em 2013 deu-se o início do projeto MBoard by Mercedes-Benz, projeto esse que culminou com a produção de três exemplares da prancha apelidada “The Silver Arrow of the Seas”, concebida criativamente pela BBDO Portugal e desenvolvida em parceria com a Nazaré Qualifica e com o Design Studio da Daimler. Um trabalho conjunto, onde dezenas de profissionais de design, investigação, aerodinâmica e desenvolvimento de materiais, além do próprio Garrett McNamara, ajudaram a produzir a prancha ideal para aguentar e surfar as ondas gigantes do canhão da Nazaré.

Este ano, o desafio é ainda maior: conceber uma prancha com materiais originais nesta área, mas que têm comprovado a sua eficácia, resistência e durabilidade nos mais variados projetos a nível mundial, da indústria espacial à automóvel, passando pela produção têxtil às típicas rolhas de garrafa. Falamos, é claro, da cortiça Portuguesa.

A produção de uma prancha totalmente em cortiça foi feita com o apoio e expertise do maior produtor mundial de cortiça, a Corticeira Amorim, reconhecida pelo seu longo percurso na pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores em cortiça, parte deles levados a cabo no âmbito da Amorim Cork Composites.

A escolha deste material sustentável foi clara para Garrett, que afirma ser “altamente resistente e ao mesmo tempo flexível para suportar o impacto de ondas gigantes”. Segundo Garrett McNamara: “Sendo Portugal o maior produtor do mundo de cortiça faz todo o sentido usar este material para produzir uma prancha de alta performance para a Nazaré. Quando surfamos ondas gigantes é preciso uma prancha flexível mas com alta resistência para que não possa quebrar. Acredito que estas pranchas serão a referência em termos de tecnologia para todos aqueles que surfam ondas gigantes, é por isso, uma honra poder estar envolvido neste projeto inovador que é o MBoard, da Mercedes-Benz, agora com o apoio adicional e know-how da Corticeira Amorim e a tecnologia da Polen Surfboards.”

Garrett McNamara, é atualmente o detentor do recorde mundial da maior onda alguma vez surfada, com um registo certificado pelo livro dos recordes do Guiness. Com as pranchas desenhadas pela Mercedes-Benz em 2013 surfou as ondas gigantes da Nazaré a 62,4 km/hora. Este feito tecnológico só foi possível de ser medido graças ao sistema de telemetria desenvolvido pela Mercedes-Benz, no âmbito do MBoard Project.

Nas palavras de Carlos de Jesus, Diretor de Comunicação da Corticeira Amorim: “É um orgulho para a Corticeira Amorim integrar este projeto e é, simultaneamente, uma prova de que Portugal pode criar e fornecer inovação às organizações mais exigentes do mundo em termos de qualidade e de design”. Salienta ainda que: ‘’A performance técnica da cortiça natural e neste caso específico da gama Corecork é, sem dúvida, uma mais-valia importante para quem opera nos limites absolutos de um desporto como o surf. Esta aporta igualmente credenciais ecológicas e de sustentabilidade inigualáveis, características ainda mais relevantes se considerada a comunidade de desportistas a que se destina e que foi pioneira na perceção da relevância destas questões.”

Para Álvaro Costa, da Polen Surfboards: “É muito importante e gratificante para a Polen participar nesta iniciativa da Mercedes-Benz, pois dá-nos a oportunidade de fazer investigação e desenvolvimento numa área a que estamos ligados há mais de 25 anos. Somente num projeto desta dimensão é possível investigar e pôr à prova determinados materiais, técnicas e tecnologia.”

“Temos colaborado estreitamente com Garrett McNamara, um surfista que dedicou toda a vida a surfar ondas grandes e que nos tem transmitido conhecimentos fundamentais, o que não só contribui para a credibilidade desta iniciativa, mas também põe à prova todo o esforço envolvido neste projeto, que conta com o apoio de empresas como a Amorim Cork Composites.”

“Juntos, estamos a investigar novas abordagens de construção para que possamos criar uma prancha de surf diferente de todas as que foram feitas até hoje. Vamos produzir duas pranchas incrivelmente eficazes e especialmente concebidas para fazer face às condições mais extremas de surf. Para a Polen Surfboards, trata-se de um momento histórico e que entrará na história do surf mundial, com a particularidade de que será made in Portugal.”

Já em relação à espuma usada na indústria aerospacial e que irá resultar na produção de uma nova prancha para Garrett, esta resulta de uma tecnologia que permitirá o fabrico de uma prancha sem qualquer stringer (longarina que normalmente se encontra no interior das pranchas para efeitos de robustez e flexibilidade). Garrett McNamara espera que esta seja uma prancha com a “…máxima flexibilidade sem perda de força para aguentar as ondas do canhão da Nazaré”. A Polen Surfboards encontra-se igualmente a desenvolver esta prancha para Garrett no âmbito do MBoard Project.

Nas palavras de Jorge Aguiar, Diretor de Marketing da Mercedes-Benz: “O MBoard Project 1.0, em 2013, desenvolveu a primeira prancha (MBoard 1.0), especialmente concebida para as gigantes ondas da Nazaré, com tecnologia nacional e com o apoio do Centro de Design do Grupo Daimler. Em 2014, pretendemos voltar a inovar e desenvolver duas novas pranchas (MBoard 2.0 e MBoard 3.0), com base nos resultados reais obtidos nos testes realizados por Garrett com a MBoard 1.0 nas extremas condições do canhão da Nazaré.”

“Para isso, este ano associámo-nos a dois parceiros nacionais, a Corticeira Amorim e a Polen Surfboards, dado que queremos que seja um projeto de âmbito nacional, mas com impacto mundial, pois acreditamos que estaremos a produzir provavelmente as melhores pranchas de surf para ‘’tow in surf’’ do mundo.”

“Nestas duas novas pranchas, com características únicas, procuramos encontrar um perfeito equilíbrio entre peso, flexibilidade e velocidade das pranchas, no sentido de permitir ao Garrett voltar a desafiar o famoso canhão da Nazaré. Algo que acreditamos que acontecerá em breve.”

“A construção de uma marca na mente dos nossos clientes e potenciais clientes deve ser feita com uma ativação diferenciadora das restantes marcas, gerando uma maior proximidade entre a Marca, os seus produtos e o consumidor, pelo que, o MBoard Project já conseguiu ganhar esse território em Portugal e além-fronteiras. Estamos naturalmente a fazer história no mundo do Surf, tal como Garrett McNamara ao surfar a maior onda na Nazaré. Tem sido, acima de tudo, um privilégio e uma aprendizagem constante trabalhar com Garrett, e, em breve, iremos assistir aos resultados desta nova tecnologia utilizada nestas duas pranchas”, afirma Jorge Aguiar.

Além das duas pranchas que se encontram em desenvolvimento, há mais notícias sobre a ligação cada vez mais estreita entre a Mercedes-Benz e o universo do surf em Portugal. A partir deste mês, a Mercedes-Benz irá apresentar um novo projeto com o Beachcam.pt que passa pelo desenvolvimento de novas funcionalidades deste website consultado diariamente por milhares de surfistas em busca de ondas e de notícias. Além das Live Cams HD, que emitem imagens em direto de várias praias do país, este portal passa a ter informação da meteorologia em tempo real, resultado da instalação de centrais meteorológicas nas principais praias do país. Deste modo, os utilizadores passam a ter acesso gratuito a esta informação, cujo objetivo principal é ajudar a definir as praias que apresentam as melhores condições. Os utilizadores do novo Beachcam.pt irão ainda encontrar um canal exclusivo Mercedes-Benz com conteúdos alinhados propositadamente para esta imensa comunidade.

Segundo Jorge Aguiar: “A Mercedes-Benz está hoje rejuvenescida. É a marca automóvel com maior nível de notoriedade em Portugal e com a maior gama de modelos vocacionados para este grupo alvo, por isso, e porque pretendemos estar cada vez mais próximo dos nossos clientes somos pioneiros ao disponibilizar esta plataforma de conteúdos e de informação crucial aos amantes do nosso oceano.”

Para Vasco Silva, Diretor do Beachcam Portugal: “É com grande satisfação que apresentamos o novo Beachcam.pt, em parceria com a Mercedes-Benz. Esta ligação vem trazer muitos benefícios a toda a comunidade surfista que, como se sabe, para além das condições do mar, está também muito dependente das condições climatéricas.”

Mercedes-Benz como viatura automóvel oficial do North Canyon Project

No âmbito dos grandes eventos nacionais em volta do surf, uma área com crescente potencial e visibilidade em Portugal, a Mercedes-Benz e a Nazaré Qualifica, assinaram recentemente um acordo que coloca a marca da estrela como a marca oficial do North Canyon Project. É pois, com grande orgulho, que a Mercedes-Benz volta a ser a marca automóvel escolhida pela Nazaré Qualifica para transportar, por terra, os audazes surfistas que acompanham o Garrett McNamara.

Segundo Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré: “A Nazaré, lugar onde a terra é indissociável do mar desde tempos imemoriais, é hoje uma referência incontornável do surf à escala planetária. Neste sentido, é com enorme satisfação que, pelo segundo ano consecutivo, temos a Mercedes-Benz como parceiro oficial e com especial dedicação à construção de pranchas específicas para as ondas gigantes do Canhão da Nazaré.”

O North Canyon Project by Garrett and team irá decorrer na Praia do Norte, na Nazaré, entre os meses de outubro e novembro de 2014, contando para isso com a participação de vários surfistas internacionais com o intuito de surfarem as ondas gigantes da Nazaré e estabelecerem um novo recorde mundial.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1