Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Escola Básica Amadeu Gaudêncio no projeto-piloto de Bolsas de Manuais Escolares

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Ministério da Educação e Ciência e a Fundação MAPFRE apresentaram, no passado dia 30, na escola Básica Amadeu Gaudêncio, um projeto-piloto de Bolsas de Manuais Escolares, que neste primeiro ano vai beneficiar cerca de 370 alunos dos 5º e 7º anos de três escolas da Amadora, Nazaré e Seixal.

A apresentação contou com a presença de João Gama, diretor de marketing e comunicação da MAPFRE, José Alberto Duarte, diretor geral da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), João Magueta, diretor do Agrupamento e Orlando Fragata, coordenador nacional do Programa Escolar de Reforço Alimentar (PERA). um projeto-piloto de Bolsas de Manuais Escolares, que neste primeiro ano vai beneficiar cerca de 370 alunos dos 5º e 7º anos de três escolas da Amadora, Nazaré e Seixal.

A parceria vai permitir a reutilização de manuais escolares, que serão emprestados a alunos que beneficiam de apoios no âmbito da Ação Social Escolar.

Para a Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar, esta iniciativa vem consolidar o caminho que se tem vindo a trilhar, designadamente de juntar aos projetos educativos e às comunidades educativas a colaboração de empresas que têm presente na sua missão uma grande responsabilidade social.

Aquele diploma estabeleceu a criação e gestão em cada escola, nos termos definidos no respetivo regulamento interno, uma bolsa de manuais escolares destinada a apoiar os alunos carenciados.

A bolsa é constituída pelos manuais escolares devolvidos pelos alunos que deles foram beneficiários e que se encontrem em estado de conservação adequado à sua reutilização, de acordo com as especificidades das disciplinas a que respeitam e o tipo de utilização para que foram concebidos, bem como por aqueles que sejam doados à escola, designadamente por outros alunos, por intercâmbio entre escolas ou sejam adquiridos com verbas próprias ou, para o efeito, postas à sua disposição por quaisquer entidades públicas ou privadas. Os alunos beneficiários de apoio em manuais escolares, bem como o encarregado de educação do aluno menor, devem conservá-los em bom estado e devolvê-los à escola ou agrupamento.

A Escola Básica e Secundária de Mães d’ Água, na Amadora, a Escola Básica Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, e a Escola Básica Nun´Álvares, no Seixal, são os três estabelecimentos de ensino que vão beneficiar desta iniciativa que, no próximo ano, deverá ser alargada a outras escolas do país.

Serão disponibilizados os manuais escolares de Português, Inglês, Matemática e Ciências Naturais, que passam a integrar a Bolsa de Manuais Escolares de cada um dos Agrupamentos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade