Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
10° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Aljubarrota Medieval de 14 a 17 de Agosto

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aljubarrota Medieval, evento que evoca a vitória na batalha que marcou o destino da nacionalidade, realiza-se de 14 a 17 de agosto, contando, este ano, com a grandiosa recriação da Batalha de Aljubarrota, no dia 16, que contará com centenas de participantes vindos de vários os pontos de Portugal. Fica desde já convidado para assistir à história ao vivo.

Durante quatro dias, os visitantes terão a oportunidade de descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a no local que deu o nome à batalha ocorrida há 626 anos no Campo Militar de S. Jorge.

As ruas estreitas, que caracterizam Aljubarrota, voltam a vestir-se a rigor para recordar os tempos medievais, onde os visitantes irão encontrar tudo como dantes, desde o o afamado pão da padeira, queijos, enchidos, mel, compotas, olaria, tecelagem e bordados, cartomantes, tendas árabes, tavernas, muita música e malabarismo.

Música, poesia, feiticeiras, cartomantes, banquetes e serões… foram inventadas muitas formas de passar o tempo, no tempo em que o tempo ainda não tinha ponteiros de horas, minutos e segundos.

Recriação da Batalha

Sábado, 16 de agosto, 18h00

A 14 de agosto de 1385, o exército castelhano comandado por Juan de Castela trava a Batalha em Aljubarrota contra o pequeno exército de Portugal comandado por João I. Foi neste dia e neste local que se decidiu a soberania de Portugal.

Como começou a Batalha? Quem participa? Como estavam divididos os exércitos? O que aconteceu no desenrolar da batalha? Quem foram Nuno Álvares Pereira, Martim de Macedo, Antão Vaz, William de Montferrat e Álvaro de Sandoval?

A estas perguntas, a Câmara Municipal de Alcobaça, a Junta de Freguesia de Aljubarrota, a Associação Companhia Livre e a presença de voluntários vindos de vários os pontos de Portugal, vão responder na recriação histórica a ter lugar no dia 16 de agosto, a partir das 18h00, no campo de batalha de Aljubarrota.

Fica desde já convidado para assistir à história ao vivo!

Diariamente

Tavernas com Refeições Medievais

Animação no recinto da feira: rábulas e farsas, julgamentos e execuções, arruaças e momices, jograis, artes de rua, malabarismo, artes de fogo, música ao vivo. Bobos e jograis, arregimentação de voluntários para a Batalha de Aljubarrota Recriação Histórica – Acampamento Medieval do século XIV: Interpretação do quotidiano civil e militar do século XIV; Tendas de Armeiro, Arqueiro, Cavaleiro, Dona, Hospital, Mesteres e oficinas medievais.

Mesas pedagógicas – As armas da Batalha de Aljubarrota – A malha de Aço – A construção de escudos de batalha – A Armadura Medieval – A Artilharia Medieval – A pólvora.

Cetraria – Falcões, Águias e caça de montaria Torneio Medieval: Justas a pé, Torneio de Cavalaria, A arte de bem cavalgar toda a sela, Torneio de Tiro com Arco Longo, Demonstração de artilharia medieval Tenda da Rainha – As damas de 1385 – Trajes e Vestuários – As classes sociais.

Armaria – Exposição de armas e armaduras da Batalha de Aljubarrota

Espaços dos escritores – Apresentação de livros pelas escritoras Maria João Lopo de Carvalho e Vanda Marques Furtado

Feira Medieval com artífices; feiticeiras e cartomantes; mouraria; armas de madeira, grinaldas, cerâmica, tecelagem, bordados, calçado, pão da padeira, mel, licores, compotas, produtos hortícolas, e muito mais!

Horário

14 agosto: 18h00 às 24h00

15 a 17 agosto: 12h00 às 24h00

Entrada livre

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn