Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C

Aljubarrota Medieval de 14 a 17 de Agosto

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aljubarrota Medieval, evento que evoca a vitória na batalha que marcou o destino da nacionalidade, realiza-se de 14 a 17 de agosto, contando, este ano, com a grandiosa recriação da Batalha de Aljubarrota, no dia 16, que contará com centenas de participantes vindos de vários os pontos de Portugal. Fica desde já convidado para assistir à história ao vivo.

Durante quatro dias, os visitantes terão a oportunidade de descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a no local que deu o nome à batalha ocorrida há 626 anos no Campo Militar de S. Jorge.

As ruas estreitas, que caracterizam Aljubarrota, voltam a vestir-se a rigor para recordar os tempos medievais, onde os visitantes irão encontrar tudo como dantes, desde o o afamado pão da padeira, queijos, enchidos, mel, compotas, olaria, tecelagem e bordados, cartomantes, tendas árabes, tavernas, muita música e malabarismo.

Música, poesia, feiticeiras, cartomantes, banquetes e serões… foram inventadas muitas formas de passar o tempo, no tempo em que o tempo ainda não tinha ponteiros de horas, minutos e segundos.

Recriação da Batalha

Sábado, 16 de agosto, 18h00

A 14 de agosto de 1385, o exército castelhano comandado por Juan de Castela trava a Batalha em Aljubarrota contra o pequeno exército de Portugal comandado por João I. Foi neste dia e neste local que se decidiu a soberania de Portugal.

Como começou a Batalha? Quem participa? Como estavam divididos os exércitos? O que aconteceu no desenrolar da batalha? Quem foram Nuno Álvares Pereira, Martim de Macedo, Antão Vaz, William de Montferrat e Álvaro de Sandoval?

A estas perguntas, a Câmara Municipal de Alcobaça, a Junta de Freguesia de Aljubarrota, a Associação Companhia Livre e a presença de voluntários vindos de vários os pontos de Portugal, vão responder na recriação histórica a ter lugar no dia 16 de agosto, a partir das 18h00, no campo de batalha de Aljubarrota.

Fica desde já convidado para assistir à história ao vivo!

Diariamente

Tavernas com Refeições Medievais

Animação no recinto da feira: rábulas e farsas, julgamentos e execuções, arruaças e momices, jograis, artes de rua, malabarismo, artes de fogo, música ao vivo. Bobos e jograis, arregimentação de voluntários para a Batalha de Aljubarrota Recriação Histórica – Acampamento Medieval do século XIV: Interpretação do quotidiano civil e militar do século XIV; Tendas de Armeiro, Arqueiro, Cavaleiro, Dona, Hospital, Mesteres e oficinas medievais.

Mesas pedagógicas – As armas da Batalha de Aljubarrota – A malha de Aço – A construção de escudos de batalha – A Armadura Medieval – A Artilharia Medieval – A pólvora.

Cetraria – Falcões, Águias e caça de montaria Torneio Medieval: Justas a pé, Torneio de Cavalaria, A arte de bem cavalgar toda a sela, Torneio de Tiro com Arco Longo, Demonstração de artilharia medieval Tenda da Rainha – As damas de 1385 – Trajes e Vestuários – As classes sociais.

Armaria – Exposição de armas e armaduras da Batalha de Aljubarrota

Espaços dos escritores – Apresentação de livros pelas escritoras Maria João Lopo de Carvalho e Vanda Marques Furtado

Feira Medieval com artífices; feiticeiras e cartomantes; mouraria; armas de madeira, grinaldas, cerâmica, tecelagem, bordados, calçado, pão da padeira, mel, licores, compotas, produtos hortícolas, e muito mais!

Horário

14 agosto: 18h00 às 24h00

15 a 17 agosto: 12h00 às 24h00

Entrada livre

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Moção contra fim das touradas rejeitada na Nazaré

A moção "Pelo fim de espetáculos com sofrimento animal - Tourada não é cultura" apresentada pelo Bloco de Esquerda na sessão da Assembleia Municipal da Nazaré, no passado dia 23 de setembro, foi rejeitada com 5 votos contra, 4 votos a favor e 14 abstenções. A...