Durante quatro dias, os visitantes terão a oportunidade de descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a no local que deu o nome à batalha ocorrida há 626 anos no Campo Militar de S. Jorge.
As ruas estreitas, que caracterizam Aljubarrota, voltam a vestir-se a rigor para recordar os tempos medievais, onde os visitantes irão encontrar tudo como dantes, desde o o afamado pão da padeira, queijos, enchidos, mel, compotas, olaria, tecelagem e bordados, cartomantes, tendas árabes, tavernas, muita música e malabarismo.
Música, poesia, feiticeiras, cartomantes, banquetes e serões… foram inventadas muitas formas de passar o tempo, no tempo em que o tempo ainda não tinha ponteiros de horas, minutos e segundos.
Recriação da Batalha
Sábado, 16 de agosto, 18h00
A 14 de agosto de 1385, o exército castelhano comandado por Juan de Castela trava a Batalha em Aljubarrota contra o pequeno exército de Portugal comandado por João I. Foi neste dia e neste local que se decidiu a soberania de Portugal.
Como começou a Batalha? Quem participa? Como estavam divididos os exércitos? O que aconteceu no desenrolar da batalha? Quem foram Nuno Álvares Pereira, Martim de Macedo, Antão Vaz, William de Montferrat e Álvaro de Sandoval?
A estas perguntas, a Câmara Municipal de Alcobaça, a Junta de Freguesia de Aljubarrota, a Associação Companhia Livre e a presença de voluntários vindos de vários os pontos de Portugal, vão responder na recriação histórica a ter lugar no dia 16 de agosto, a partir das 18h00, no campo de batalha de Aljubarrota.
Fica desde já convidado para assistir à história ao vivo!
Diariamente
Tavernas com Refeições Medievais
Animação no recinto da feira: rábulas e farsas, julgamentos e execuções, arruaças e momices, jograis, artes de rua, malabarismo, artes de fogo, música ao vivo. Bobos e jograis, arregimentação de voluntários para a Batalha de Aljubarrota Recriação Histórica – Acampamento Medieval do século XIV: Interpretação do quotidiano civil e militar do século XIV; Tendas de Armeiro, Arqueiro, Cavaleiro, Dona, Hospital, Mesteres e oficinas medievais.
Mesas pedagógicas – As armas da Batalha de Aljubarrota – A malha de Aço – A construção de escudos de batalha – A Armadura Medieval – A Artilharia Medieval – A pólvora.
Cetraria – Falcões, Águias e caça de montaria Torneio Medieval: Justas a pé, Torneio de Cavalaria, A arte de bem cavalgar toda a sela, Torneio de Tiro com Arco Longo, Demonstração de artilharia medieval Tenda da Rainha – As damas de 1385 – Trajes e Vestuários – As classes sociais.
Armaria – Exposição de armas e armaduras da Batalha de Aljubarrota
Espaços dos escritores – Apresentação de livros pelas escritoras Maria João Lopo de Carvalho e Vanda Marques Furtado
Feira Medieval com artífices; feiticeiras e cartomantes; mouraria; armas de madeira, grinaldas, cerâmica, tecelagem, bordados, calçado, pão da padeira, mel, licores, compotas, produtos hortícolas, e muito mais!
Horário
14 agosto: 18h00 às 24h00
15 a 17 agosto: 12h00 às 24h00
Entrada livre
0 Comentários