Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

“Reformas da Governação e Pilotagem da Educação” estiveram em debate no Ciclo Controvérsias

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Marçal Grilo, antigo ministro da educação, e João Barroso, catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa foram os oradores do debate do Ciclo Controvérsias, realizado no passado dia 28 de maio, na Biblioteca Municipal da Nazaré, que teve como tema: “Reformas da Governação e Pilotagem da educação: Entre a complexidade dos ambientes e territórios educativos e as transformações das funções do Estado”.

João Barroso falou na “territorialização da educação” e referiu que é “necessário fazer um ajustamento em matéria de educação”, a que chamou de “uma nova ordem” nesta matéria.

“É preciso ultrapassar a questão do consenso e enfrentar as controvérsias de uma vez”, frisou o catedrático, para quem é preciso “balancear o sucesso e não ter medo da diversidade”.

Por seu turno, Marçal Grilo, antigo ministro da educação, que cativou a audiência com um discurso simples e direto, falou na necessidade de se firmarem “compromissos fortes para ultrapassar os impasses” em matéria de educação, tendo frisando a grande importância, para o sucesso da educação/aprendizagem de um aluno, da “serenidade familiar” e do incentivo que o aluno recebe, a vários níveis, para depositar na educação uma saída com futuro para a sua vida.

Marçal Grilo referiu, ainda, que é necessário “aprender a gerir o insucesso”.

O ciclo de seminários relacionados com as temáticas da Educação, Trabalho e Empreendedorismo para o Século XXI são dirigidos ao público em geral, funcionando igualmente como ação de formação para docentes e assistentes operacionais a desempenhar funções em estabelecimentos de ensino.

Contribuir para a compreensão do espaço público; promover o espaço cultural formativo no qual seja possível reavivar a tradição de tertúlia e da controvérsia em torno dos temas estruturantes da educação em Portugal; suscitar, no espaço público da educação, a avaliação critica relativa a questões educativas; introduzir a aplicação dos ensinamentos e virtudes das controvérsias na dimensão do trabalho letivo e no desenvolvimento dos formandos como pessoas e profissionais da educação, são alguns dos objetivos deste ciclo de debates.

Trata-se de uma organização do Centro de Formação da Associação de Escolas dos concelhos de Alcobaça e Nazaré, UGT-Leiria; Câmara Municipal de Leiria; EPNazaré; Agrupamento de Escolas da Nazaré; Externato Dom Fuas Roupinho; ISCSP e Universidade de Lisboa, conta como Media Partners com o Região da Nazaré; Jornal das Caldas; Oeste Global e Região de Leiria; e com os parceiros Hotel Maré; Hotel Praia; Miramar Hotels; Sindicato dos Professores de Zona Centro.

A Educação e o Mundo do Trabalho é o tema do próximo debate deste ciclo, que irá ter lugar a 18 de junho, às 18h00, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. A organização irá revelar, em breve, os convidados para este debate.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn