Q

Previsão do tempo

22° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 25° C
23° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 31° C
24° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 31° C

Nazaré celebra tradicional Círio de Nossa Senhora da Victória

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realiza-se no dia 29 de maio o Círio de Nossa Senhora da Victória, tradicional romaria equestre entre a Nazaré e a Praia das Paredes, que acontece anualmente na quinta-feira da Ascensão.

O Círio parte do centro da vila, junto ao Centro Cultural da Nazaré, pelas 8.30h, seguindo em direção ao Sítio, onde os romeiros e os seus cavalos darão as tradicionais três voltas ao Santuário de N. Sra. da Nazaré e assistirão ao “Canto das Loas”.

Após este cerimonial, o Círio prossegue ao longo da costa até à Capela da Senhora da Victória, na praia das Paredes (Alcobaça), onde decorrerão as celebrações religiosas. Paralelamente, os romeiros juntam-se na envolvente da pequena igreja em ambiente de arraial, num convívio que se prolonga até meio da tarde, quando o Círio se reúne, de novo, para o regresso ao Sítio da Nazaré. Ao entardecer, a romaria repete as três voltas ao Santuário, e soam as loas.

Esta celebração remonta ao século XV, por altura da decadência da povoação de Paredes, na atual freguesia de Pataias, que obrigou a povoação a migrar para a Pederneira, trazendo, para além dos privilégios régios concedidos àquela povoação, o culto de Nossa Senhora da Vitória, tida como protetora dos navegantes.

O colorido dos trajes, a imponência dos cavalos, a genuinidade das loas, os acampamentos e os piqueniques no areal, tornam o Círio de Nossa Senhora da Vitória numa das mais características manifestações da cultura popular nazarena, que continua a atrair centenas de pessoas.

Programa:

08h30 – Concentração no Centro Cultural, para a partida do Círio para o Sítio;

09h45 – Chegada à Buzina, seguindo o Círio para a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré;

10h00 – Tradicionais 3 voltas ao Santuário, seguindo-se o “Canto das Loas” pelos Anjos à Virgem;

10h30 – Partida do Círio rumo às Paredes da Vitória;

12h00 – Chegada às Paredes, seguindo-se o “Canto das Loas” pelos Anjos à Virgem;

12h30 – Missa na Capela das Paredes da Victória;

16h30 – Reorganização do Círio, despedida à Virgem com o “Canto das Loas”, e partida rumo ao Sítio;

18h00 – Chegada ao Sítio, com a concentração na Buzina, rumo ao Santuário;

18h30 – Tradicionais 3 voltas ao Santuário, seguindo-se o “Canto das Loas” pelos Anjos à Virgem;

19h00 – Partida do Círio do Sítio para a praia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

IPSS’s de Alcobaça e Nazaré recebem 17 viaturas

A cerimónia de assinatura do protocolo, no âmbito da candidatura “Mobilidade Verde - Carros Elétricos para Instituições Particulares de Solidariedade Social com Serviço de Apoio Domiciliário a Idosos”, teve lugar no passado dia 29 de maio, no Cineteatro de Porto de...

anexo sem nome 00056

CERCINA adquire instalações do Centro Social do Rio Novo

As instalações do antigo Centro Social do Rio Novo, na Nazaré, foram adquiridas pela CERCINA – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré. Neste imóvel, devoluto há largos anos, pretende a CERCINA instalar o novo Serviço de Apoio...

cercina