Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C

Nazaré celebra tradicional Círio de Nossa Senhora da Victória

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realiza-se no dia 29 de maio o Círio de Nossa Senhora da Victória, tradicional romaria equestre entre a Nazaré e a Praia das Paredes, que acontece anualmente na quinta-feira da Ascensão.

O Círio parte do centro da vila, junto ao Centro Cultural da Nazaré, pelas 8.30h, seguindo em direção ao Sítio, onde os romeiros e os seus cavalos darão as tradicionais três voltas ao Santuário de N. Sra. da Nazaré e assistirão ao “Canto das Loas”.

Após este cerimonial, o Círio prossegue ao longo da costa até à Capela da Senhora da Victória, na praia das Paredes (Alcobaça), onde decorrerão as celebrações religiosas. Paralelamente, os romeiros juntam-se na envolvente da pequena igreja em ambiente de arraial, num convívio que se prolonga até meio da tarde, quando o Círio se reúne, de novo, para o regresso ao Sítio da Nazaré. Ao entardecer, a romaria repete as três voltas ao Santuário, e soam as loas.

Esta celebração remonta ao século XV, por altura da decadência da povoação de Paredes, na atual freguesia de Pataias, que obrigou a povoação a migrar para a Pederneira, trazendo, para além dos privilégios régios concedidos àquela povoação, o culto de Nossa Senhora da Vitória, tida como protetora dos navegantes.

O colorido dos trajes, a imponência dos cavalos, a genuinidade das loas, os acampamentos e os piqueniques no areal, tornam o Círio de Nossa Senhora da Vitória numa das mais características manifestações da cultura popular nazarena, que continua a atrair centenas de pessoas.

Programa:

08h30 – Concentração no Centro Cultural, para a partida do Círio para o Sítio;

09h45 – Chegada à Buzina, seguindo o Círio para a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré;

10h00 – Tradicionais 3 voltas ao Santuário, seguindo-se o “Canto das Loas” pelos Anjos à Virgem;

10h30 – Partida do Círio rumo às Paredes da Vitória;

12h00 – Chegada às Paredes, seguindo-se o “Canto das Loas” pelos Anjos à Virgem;

12h30 – Missa na Capela das Paredes da Victória;

16h30 – Reorganização do Círio, despedida à Virgem com o “Canto das Loas”, e partida rumo ao Sítio;

18h00 – Chegada ao Sítio, com a concentração na Buzina, rumo ao Santuário;

18h30 – Tradicionais 3 voltas ao Santuário, seguindo-se o “Canto das Loas” pelos Anjos à Virgem;

19h00 – Partida do Círio do Sítio para a praia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1

Nazaré e Jaguaruna ligadas por características marítimas

A geminação do Município da Nazaré com a Cidade de Jaguaruna, no Estado de Santa Catarina, Brasil, conheceu, desenvolvimentos, com a visita da comitiva brasileira à vila portuguesa. Jaguaruna é uma cidade localizada no Estado de Santa Catarina com 20.288 habitantes...

jaguaruna