Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

500 Anos do Foral da Pederneira explicados a alunos do Ensino Básico

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os 500 anos do Foral da Pederneira, concedido por D. Manuel I a 1 de Outubro de 1514, têm estado a ser explicados às crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico do concelho da Nazaré, desde o início de abril.

As sessões de apresentação do “Foral Manuelino da Pederneira” ao 4º ano do Agrupamento de Escolas da Nazaré acontecem no âmbito das comemorações dos 500 anos e das iniciativas que a Câmara da Nazaré e o Museu Dr. Joaquim Manso estão a levar a efeito sobre a data.

Visitas guiadas à Pederneira, designadas “Conhecer a Pederneira e o seu Foral”, e ao Museu Dr. Joaquim Manso, entidade que guarda o documento original, desde 1976, programadas para o mês de junho, e uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento sobre este evento são as próximas atividades agendadas.

Os alunos do Agrupamento de Escolas da Nazaré foram desafiados a apresentar trabalhos sobre o Foral para fazerem parte de uma grande exposição, que terá lugar no mês de Outubro, altura do ano em que se comemoram os 500 anos do Foral.

500 anos do Foral da Pederneira 1514

Celebrar os 500 anos do Foral da Pederneira 1514 – D. Manuel I, é uma forma de manifestar a identidade e personalidade coletiva; mas é também um ato de cultura que honra o concelho e os nazarenos que se revêm na ancestralidade e na riqueza da história local. Trata-se, por isso, de um dos factos históricos mais relevantes, de maior importância e significado, que todos devem entender, tanto mais que é através deste evento que estas terras ganham estatuto próprio de unidade territorial e de afirmação como povo e comunidade autónoma, com as suas tradições, costumes e laços constituídos, que hoje ostentamos e moldar a gente que somos. D. Manuel I concedeu o Foral a 1 de Outubro de 1514, documento fundamental para o estatuto da história dos concelhos, já que foram afinal a base da criação dos municípios. Os “forais manuelinos”, assim chamados por terem sido concedidos pelo rei D. Manuel I, substituíram os antigos forais medievais, instituindo uma nova ordem administrativa do território.

PROGRAMAÇÃO DAS VISITAS GUIADAS(*)

“Conhecer a Pederneira e o seu Foral”

5. jun. – Turmas do 4º ano do Valado dos Frades e Famalicão – manhã

11 e 12. Jun. – Turmas do 4º ano do Centro escolar da Nazaré – manhã

(*) abertas à participação dos pais e encarregados de educação

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados