Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C

Externato da Benedita admite dispensar professores no final do ano

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Externato Cooperativo da Benedita deverá dispensar alguns docentes no final do atual ano letivo. Os cortes no financiamento do Estado estão a criar dificuldades e a forçar a direção da escola a tomar algumas medidas para o equilíbrio financeiro da instituição privada de ensino.

Nuno Rosa, diretor do Externato, refere que “o Estado tem vindo a cortar financiamentos”, o que está a levantar dificuldades de gestão ao Externato.

“Desde 2010, que a forma de pagamento começou a ser feita por turma, o que para um estabelecimento como Externato, com um corpo docente estável e, por isso, com professores com vencimentos elevados, tem custos superiores a uma escola que tenha entrado em funcionamento há menos tempo e com professores novos”, refere o responsável.

“Somos prejuízos por esse motivo mas por outros cortes, que têm sido sistemáticos, ao longo destes últimos três anos”, diz Nuno Rosa, referindo que “em 2014, o valor que era da transferência que antes era de 85 mil euros, sofrerá um corte de 5% , o que implicará mais uma baixa nas receitas de uma instituição que não reduziu os custos. Vamos ter que fazer alguns reajustamentos”.

De acordo com Nuno Rosa, o reajustamento será ao nível do pessoal. “Vai ter que haver um corte na despesa com pessoal, o que implica, com certeza, despedimentos de alguns professores”.

Ainda segundo a direção da escola, “se o governo não continuar a política de cortes, o que se tornará insustentável com asfixia das instituições, conseguiremos, depois destes ajustes, alcançar uma situação sustentável a médio prazo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo Ano letivo arranca com falta de assistentes operacionais

Alcobaça O novo ano letivo arrancou na terça-feira, 12 de setembro, no agrupamento de escolas de Cister, com algumas questões por resolver. Manuela Lourenço, diretora do agrupamento, reconhece que o ano não está com as condições perfeitas de arranque, mas todas as...

escola

NazaréSummit-Edu 2024 vai debater o ensino no concelho

As Jornadas juntam várias entidades de ensino e formação, e irão decorrer em março do próximo ano. O Município da Nazaré está a preparar o NAZASummit-Edu 2024 que irá decorrer de 21 a 24 de março de 2024, em parceria com todas as escolas e centros de formação da...

nazasummit 1 2500 2500