Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C

Externato da Benedita admite dispensar professores no final do ano

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Externato Cooperativo da Benedita deverá dispensar alguns docentes no final do atual ano letivo. Os cortes no financiamento do Estado estão a criar dificuldades e a forçar a direção da escola a tomar algumas medidas para o equilíbrio financeiro da instituição privada de ensino.

Nuno Rosa, diretor do Externato, refere que “o Estado tem vindo a cortar financiamentos”, o que está a levantar dificuldades de gestão ao Externato.

“Desde 2010, que a forma de pagamento começou a ser feita por turma, o que para um estabelecimento como Externato, com um corpo docente estável e, por isso, com professores com vencimentos elevados, tem custos superiores a uma escola que tenha entrado em funcionamento há menos tempo e com professores novos”, refere o responsável.

“Somos prejuízos por esse motivo mas por outros cortes, que têm sido sistemáticos, ao longo destes últimos três anos”, diz Nuno Rosa, referindo que “em 2014, o valor que era da transferência que antes era de 85 mil euros, sofrerá um corte de 5% , o que implicará mais uma baixa nas receitas de uma instituição que não reduziu os custos. Vamos ter que fazer alguns reajustamentos”.

De acordo com Nuno Rosa, o reajustamento será ao nível do pessoal. “Vai ter que haver um corte na despesa com pessoal, o que implica, com certeza, despedimentos de alguns professores”.

Ainda segundo a direção da escola, “se o governo não continuar a política de cortes, o que se tornará insustentável com asfixia das instituições, conseguiremos, depois destes ajustes, alcançar uma situação sustentável a médio prazo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora nazarena alerta para infiltrações e buracos na Amadeu Gaudêncio

A Escola Secundária Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, tem enfrentado problemas graves de infraestruturas, e em reunião de câmara, a vereadora do PSD, Fátima Duarte, levou a questão das infiltrações nas salas de aula e dos buracos no acesso à escola. "É óbvio que tivemos...

Escola

Estudante do Politécnico de Leiria distinguido com o prémio

Nuno Caseiro, estudante do mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, foi distinguido com o prémio ‘Reconhecimento Alcino Lavrador’, atribuído pela Altice Labs, que visa...

nuno