Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Dia Mundial da Paz e Dia Mundial da Não violência nas Escolas

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dia Mundial da Paz e Dia Mundial da Não violência nas Escolas assinalado no Centro Escolar da Nazaré com documentário Alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, que frequentam o Centro Escolar da Nazaré, participaram num pequeno documentário, produzido pela Câmara Municipal da Nazaré, no âmbito de uma iniciativa do programa “Escola Segura” da esquadra da Nazaré da Polícia de Segurança Pública.

O resultado foi apresentado na sexta-feira, 31 de janeiro, no Centro Escolar da Nazaré.

No documentário, as crianças dão a sua definição do que é a amizade; a violência; a paz e de como seria um mundo melhor.

O dia 30 de janeiro é o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas. Criado em 1964, por iniciativa de um pedagogo e poeta espanhol, Lorenço Vidal, a data teve como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não Violência e pela Paz. Neste dia procura-se, ainda, sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo. A escola deve ser um dos agentes desses ideais.

Com os atores do Centro Escolar da Nazaré, o documentário foi realizado pelo Comandante da Esquadra da PSP da Nazaré e pelos agentes principais Sónia Costa e Joaquim Cavaco, com produção do Município da Nazaré e edição de Humberto Santos (CMN/NQ).

Titulo-Presidente da Câmara da Nazaré reúne com Administrador do Centro Hospitalar de Leiria Walter Chicharro e Hélder Roque, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Leiria, mantiveram um encontro informal de trabalho, no passado dia 24 de janeiro, em que “interesses comuns, no âmbito dos cuidados de saúde hospitalares, foram abordados”, explicou o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré.

Os cuidados de saúde hospitalares à população do concelho da Nazaré passaram a ser prestados pelo Centro Hospitalar Leiria, E.P.E. [CHLP], a 1 de setembro de 2013, altura em que um decreto-lei [116/2013] integrou o Hospital Bernardino Lopes de Alcobaça, que até então fazia parte do Centro Hospitalar Oeste-Norte, nesta unidade, levando a que os cuidados de saúde hospitalares dirigidos às populações do concelho de Alcobaça e do concelho de Nazaré passassem a ser prestados no âmbito daquele centro hospitalar.

A eficiência e a melhoria da qualidade de prestação dos cuidados de saúde às populações estiveram na base desta reorganização, decidida pelo governo.

Com 15 mil habitantes, a população da Nazaré quadruplica em determinados momentos do ano, chegando a atingir cerca de oito vezes o número de habitantes locais em épocas especiais, como a Passagem de Ano, Carnaval, Páscoa e o Verão. A prestação de cuidados de saúde hospitalares, tanto à população residente como também aos visitantes, num destino turístico cada vez mais procurado, é, para o executivo camarário, liderado por Walter Chicharro, uma prioridade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade