Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 18° C
19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 19° C
17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 19° C
Editorial

Ao povo que vai deixando de ser

Maria Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um povo que não conhece a sua História, deixa de ter história. O caso do nosso país é crítico. Goste-se muito ou pouco do que se aprendeu nos bancos da escola, a verdade é que, segundo os entendidos no assunto, a História é cíclica e acaba por se repetir. Quem não a conhece, não sabe o que fazer mediante algumas circunstâncias e acaba por cometer os mesmos erros que se cometeram no passado, apenas por ignorância.

Com tanta revisão curricular, a História e a Geografia foram minguando na vida escolar dos alunos e relegadas para segundo plano. Todas as disciplinas são importantes para a formação do ser humano, mas convenhamos: quem não conhece a sua História, é como se não tivesse história. Nós não somos apenas quem somos. Somos o resultado dos que já foram, antes de nós, e o ponto de partida dos que hão de vir, depois. Para que existíssemos enquanto nação, houve muitas batalhas ganhas, quem sabe se outras tantas perdidas, muito sangue derramado, muita gente a gritar basta! È como se fossemos uma grande família: quem não conhece a história dos seus avós e dos seus pais não tem futuro, porque também não tem passado.

Não somos apenas porque somos. Somos de onde vimos e para onde vamos. A nossa História explica-nos porque somos portugueses e não espanhóis. A nossa Geografia mostra-nos os nossos limites, as nossas fronteiras e as duas disciplinas mostram-nos como e quando ultrapassámos essas fronteiras e nos tornámos no que fomos: um povo com orgulho.

Para além do Natal, há dois dias importantes para a nossa História e cujo sentido se foi perdendo para os mais jovens: o dia 1 de Dezembro e o dia 8, que apesar de ser um dia devotado à religião tem por trás uma decisão régia e foi durante muito tempo o Dia da Mãe. Depois, com a abertura ao mundo e a nossa velha mania de que o que é dos outros é melhor, alterámos o Dia da Mãe para o mês de Maio e deixámos de saber por que motivo foi preciso “restaurar a independência”. Afinal, isso já foi tudo há tanto tempo, pensarão muitos, que até já tem pó e teias de aranha.

Quem não respeita a sua Língua, a sua Cultura, a sua História é apenas um número e não alguém que faça a diferença. Quem não respeita a História da sua Nação, também não tem história e não tem Pátria. Pode ter um cartão de cidadão nacional, mas não passa de um apátrida no seu coração.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n