Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 13° C

“Desembrulhar sorrisos” recolhe presentes de Natal para 500 crianças desfavorecidas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pela primeira vez nas Caldas da Rainha, trinta e sete instituições juntaram-se numa iniciativa solidária denominada “Desembrulhar sorrisos” e que pretende angariar presentes de Natal para 500 crianças de famílias carenciadas. Os presentes (brinquedos, livros, bijuterias e relógios novos ou usados mas em bom estado) vão ser recolhidos durante uma campanha que decorre de 23 de novembro a 8 de dezembro em vários estabelecimentos nas Caldas.

A iniciativa partiu há dois anos da “Ordem do Trevo”, uma associação que promove iniciativas solidárias e que este ano resolveu juntar-se a outras instituições para “se maximizarem esforços de forma a proporcionar um Natal mais sorridente às crianças do concelho”, disse José Viegas, presidente da Ordem do Trevo, na apresentação do projeto, que decorreu na passada sexta-feira, no Centro de Juventude das Caldas da Rainha.

Estas ações já se realizavam todos os anos, através de cada uma das instituições, contudo, unindo esforços, contando também com a colaboração da Câmara Municipal e da rede social, a iniciativa será inserida na festa habitual da Autarquia para as crianças carenciadas “Natal Mágico”, “criando-se um movimento único no concelho e porventura no país”. No total, 37 instituições (desde escolas, juntas de freguesia, associações e coletividades, empresas, estabelecimentos e associações de comércio, órgãos de comunicação social, bombeiros, o centro da juventude e o centro de congressos) aderiram à iniciativa, que pretende beneficiar “cerca de 500 crianças”, ou seja, o dobro daquelas que anualmente, na época natalícia, recebiam presentes da autarquia.

As doações obtidas permitirão distribuir brinquedos pelas crianças com núcleos familiares carenciados referenciadas pela Ordem do Trevo, Olha-Te, Cruz Vermelha, Colégio Rainha D. Leonor, agrupamentos de escolas das Caldas da Rainha e gabinete de ação social da Câmara.

As ofertas recolhidas serão entregues às crianças numa mega festa de Natal, no dia 21 de dezembro, na Expoeste, que terá ainda várias atividades de animação para os mais pequenos se divertirem. Uma peça de teatro está a ser ensaiada para o evento, que terá também um hino criado pelo cantor caldense Paulo Seixas. Um lanche será oferecido às famílias presentes no evento.

Se os brinquedos recolhidos excederem o número de crianças referenciadas pelas escolas e serviços sociais, “serão oferecidos ao hospital, para as crianças que ali são internadas”, revelou José Viegas.

“As entidades envolvidas neste projeto pretendem continuar a desembrulhar sorrisos noutras alturas do ano promovendo distribuições em épocas como o carnaval, a páscoa, ou simplesmente, nas datas de aniversário das crianças”, adiantou o presidente da Ordem do Trevo.

Este ano o habitual “Natal Mágico” da Câmara será inserido nesta grande festa “Desembrulhar Sorrisos”, onde a câmara fará também a entrega de “entre 350 a 400 cabazes de Natal para que as famílias tenham direito a uma ceia digna”, revelou a vereadora Conceição Pereira.

A vereadora, que também na Assembleia da República acompanha as questões sociais, disse que aceitou associar a Câmara a este projeto porque acredita no trabalho em rede e na rentabilização de recursos. “Vamos fazer uma festa maior e chegar a mais pessoas”, afirmou, acrescentando que num momento em que o “país atravessa tantas dificuldades, a solidariedade é muito importante”.

A autarca aproveitou para revelar que no início do próximo ano vão lançar um banco de ajudas técnicas que visa, através de empréstimo de equipamento, apoiar pessoas em situação de dependência.

Os parceiros da iniciativa são Ordem do Trevo – Centro Juventude – Grupo Fábrica – Fermabe – Câmara Municipal Caldas da Rainha – Olha-Te – Cruz Vermelha Portuguesa – Colégio Rainha D. Leonor – União das Freguesias de Caldas da Rainha – Stº Onofre e Serra do Bouro – União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório – Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense – Caldas Sport Club – Sporting Clube das Caldas – Jornal das Caldas – Gazeta das Caldas – Rádio Mais Oeste – Glória’s Gym – Centro Comercial Vivaci – Pimpões – Associação Nadar – Bombeiros Voluntários Caldas Rainha – Escuteiros Caldas Rainha – Soprofor – Millennium BCP – Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos – Rotary Clube C.R. – Ervilha Criativa Design – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste – Airo-Gabinae Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro- Cultartis – ETEO – Amar Caldas – Agrupamentos de Escolas do Concelho, Centro Cultural de Congressos de Caldas da Rainha.

Os locais de recolha são Jornal das Caldas, Colégio Rainha D. Leonor, Centro Comercial Vivaci , Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, Pimpões, Centro da Juventude, Caldas Sport Club

União das Freguesias de Caldas da Rainha – Stº Onofre e Serra do Bouro, União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense, Gloria’s Gym, Olha-Te, Soprofor, Grupo Fábrica, Fermabe, Gazeta das Caldas e Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda