Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
13° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

Cooperfrutas aposta nas energias renováveis

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Cooperfrutas, empresa com sede em Alcobaça, implementou um sistema solar fotovoltaico, que produz uma média de 350 MWh por ano, e que representou um investimento de 300 mil euros.

“A Cooperfrutas está a desenvolver um conjunto de medidas na área do ambiente, para se tornar mais competitiva em termos energéticos”, informou João Silva, da cooperativa, adiantando que essas ações começaram com uma “auditoria às instalações, com base no qual foi desenvolvido um software que gere, atualmente, os consumos energéticos em toda a central, através de dez contadores a funcionar em zonas estratégicas das instalações; com a obtenção de uma certificação ambiental; e, em breve, com a compostagem dos resíduos orgânicos, com recurso a fruta inutilizada e folhas”.

João Silva explica que “o objetivo é rentabilizar os seus ativos e contribuir para a sustentabilidade do seu negócio”.

O sistema fotovoltaico é a mais recente aposta. O investimento inicial, superior a 300 mil euros, deverá estar totalmente pago dentro de cinco anos, segundo estudo feito pelos responsáveis. “O projeto tem a duração de 25 anos, mas deverá estar amortizado dentro dos próximos cinco anos”, informou João Silva.

O investimento representa “uma aposta na sustentabilidade”, frisou.

O sistema solar, que foi instalado numa área superior a dois mil metros quadrados, terá um retorno anual de 17,5 por cento e uma recuperação do capital investido em menos de cinco anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça em grande destaque no ranking PME Líder 2023

Com 110 empresas galardoadas, mais 11 do que no ano transato, Alcobaça ocupa novamente um lugar de destaque a nível do Oeste (2º classificado) e do distrito (3º classificado) no ranking PME Líder 2023, prestigiado selo de qualidade atribuído anualmente pelo IAPMEI...

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Como o crédito pode ajudar a gerir as suas despesas

No atual panorama económico e financeiro, ser capaz de gerir as suas finanças pessoais e contornar obstáculos como despesas inesperadas não deixa de ter o seu quê de desafiante.

artigo