Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C

Cooperfrutas aposta nas energias renováveis

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Cooperfrutas, empresa com sede em Alcobaça, implementou um sistema solar fotovoltaico, que produz uma média de 350 MWh por ano, e que representou um investimento de 300 mil euros.

“A Cooperfrutas está a desenvolver um conjunto de medidas na área do ambiente, para se tornar mais competitiva em termos energéticos”, informou João Silva, da cooperativa, adiantando que essas ações começaram com uma “auditoria às instalações, com base no qual foi desenvolvido um software que gere, atualmente, os consumos energéticos em toda a central, através de dez contadores a funcionar em zonas estratégicas das instalações; com a obtenção de uma certificação ambiental; e, em breve, com a compostagem dos resíduos orgânicos, com recurso a fruta inutilizada e folhas”.

João Silva explica que “o objetivo é rentabilizar os seus ativos e contribuir para a sustentabilidade do seu negócio”.

O sistema fotovoltaico é a mais recente aposta. O investimento inicial, superior a 300 mil euros, deverá estar totalmente pago dentro de cinco anos, segundo estudo feito pelos responsáveis. “O projeto tem a duração de 25 anos, mas deverá estar amortizado dentro dos próximos cinco anos”, informou João Silva.

O investimento representa “uma aposta na sustentabilidade”, frisou.

O sistema solar, que foi instalado numa área superior a dois mil metros quadrados, terá um retorno anual de 17,5 por cento e uma recuperação do capital investido em menos de cinco anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Hawai de Alfeizerão” é investimento em campismo com charme

O conceito de acampar com elegância e charme vai ser explorado em breve em Alfeizerão, com a criação de um Parque de Glamping, Eco Resort e Parque de Autocaravanas intitulado “Hawai de Alfeizerão”, em construção no Casal da Ponte, num investimento que rondará entre...

alfeizerao1

Nazaré tem PME de Excelência

As PME do concelho da Nazaré foram distinguidas com o selo PME excelência atribuído em novembro pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI). As empresas galardoadas faturaram 11,955 milhões de euros, ou seja, mais 31,51%, e exportaram 3,6 milhões de...

pme