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Turismo do Centro de Portugal elege direção

Francisco Gomes

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Decorreu na semana passada, nas instalações da Turismo Centro de Portugal, a eleição da nova direção da entidade regional. A lista candidata foi eleita com 95% dos votos favoráveis representando 52% do universo eleitoral.

O ato eleitoral teve uma participação ativa dos municípios e dos empresários de todo o território do Centro de Portugal, incluindo das áreas do Oeste, Leiria/Fátima/Tomar e Serra da Estrela (áreas recentemente agregadas ao Centro de Portugal). “A forte adesão vem transmitir um voto de confiança aos órgãos eleitos na gestão do destino Centro de Portugal para os próximos cinco anos”, refere a Turismo Centro de Portugal.

Pedro Machado é o presidente da comissão executiva, sendo acompanhado por Ribau Esteves, Paulo Fonseca, Jorge Almeida (AHRESP) e Paulo Inácio (em representação dos Municípios).

Entre os elementos que compõem o conselho de marketing está Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, em nome da sua unidade hoteleira – Rio do Prado.

No passado dia 23 decorreu a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Turismo Centro de Portugal, nas instalações do Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo. A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Nunes.

Pedro Machado renova a liderança da instituição, agora num modelo territorial alargado a 100 municípios e por um período de cinco anos. Com uma estratégia assente em 6 grandes eixos (Sustentabilidade e Coesão Territorial, Desenvolvimento e Qualificação da Oferta/Produtos, Empreendedorismo, Inovação e Diferenciação, Internacionalização e Dinamização dos Mercados Externos, Marketing, Promoção e Comercialização, Investigação, Desenvolvimento e Formação, e perante uma plateia com empresários e autarcas, o presidente destacou o crescimento que o sector turístico tem tido na região Centro (aumento das dormidas em mais de 7% ) ao longo dos últimos quatro anos, assim como, a importância da coesão territorial e da cooperação institucional e empresarial para o aumento da competitividade e do crescimento da economia.

“Os produtos turísticos Patrimonial e Cultural e o Turismo de Natureza e Activo continuam a ser assumidos como produtos de referência na região, a par do Termalismo Saúde e Bem Estar, Gastronomia & Vinhos, do Sol & Mar, Turismo Náutico, do Golfe, do Turismo Acessível, que permitem que o turista usufrua com diversidade mas, com proximidade do Centro de Portugal”, indicou, apostando no “desenvolvimento de uma estratégia para o “mar” enquanto activo de elevado potencial económico” e no “turismo religioso / judaico (culto mariano, judaico, caminho de santiago).

O Turismo de Saúde constitui-se igualmente como uma aposta estratégica para o crescimento.

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