Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Cortejo Etnográfico em Valado dos Frades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Valado dos Frades realiza no próximo domingo, 30 de junho, um Cortejo Etnográfico, em que deverão participar cerca de 200 figurantes, segundo estimativas da organização. O cortejo parte, às 15h00, da Quinta do Campo, passando pela Rua Carlos O’Neill, Praça 25 de Abril; Rua Prof. Arlindo Varela; R. Heróis do Ultramar; Rua Fonte Geada; Rua Couto Ferreira; Av. da Nazaré; Rua D. Dinis; Rua das Lagoas; Rua da Mesquita; Rua do Campo; regressando à Praça 25 de Abril vindo pela Rua Prof. Arlindo Varela.

O cortejo parte, às 15h00, da Quinta do Campo, passando pela Rua Carlos O’Neill, Praça 25 de Abril; Rua Prof. Arlindo Varela; R. Heróis do Ultramar; Rua Fonte Geada; Rua Couto Ferreira; Av. da Nazaré; Rua D. Dinis; Rua das Lagoas; Rua da Mesquita; Rua do Campo; regressando à Praça 25 de Abril vindo pela Rua Prof. Arlindo Varela.

A iniciativa realizou-se, pela primeira vez, em 1991 e regressa, agora, mais de duas décadas depois, para “recordar quem fomos e de quem descendemos”, disse Ana Condinho, da organização, adiantando que o evento irá “mostrar a evolução cultural e das vivências até à atualidade”.

Ao longo do percurso, o cortejo, que deverá durar cerca de quatro horas, mostrará trajes adaptados da época retratada, através dos 200 figurantes e carros agrícolas esperados; da atividade económica (a agricultura), da gastronomia de época, e de explicações que, passo a passo, serão dadas, pela organização, relativamente ao que se está a visualizar. O recinto do cortejo será, ainda, animado com jogos tradicionais.

“Pretendemos evocar os 900 anos de história de Valado dos Frades, desde a sua formação e do importante contributo da Ordem de Cister para a formação do aglomerado, até à atualidade, com o auxilio dos figurantes, dos adereços, da gastronomia de época, e do ambiente que estamos a recriar para este evento, o segundo do género em 22 anos”, referiu Ana Condinho.

Para dar ainda maior realismo ao Cortejo, a organização está a apelar aos moradores para enfeitarem as suas casas e ruas com colchas, trajes tradicionais e utensílios agrícolas.

O evento está integrado no programa comemorativo das Festas da Vila, iniciativa da Junta de Freguesia para assinalar a passagem de mais um aniversário da elevação de Valado dos Frades a vila. As festividades terminam no domingo, 30 de junho.

“Este evento pretende ser o reforço da identidade de uma trajetória da história da vila” e fecha um programa festivo “das coletividades e associações desta freguesia, que ao longo de um mês uniram esforços para festejar uma data relevante” para a povoação, disse José Marques Santos, presidente da Junta de Freguesia de Valado dos Frades.

“O contexto agrícola e o desenvolvimento da povoação até à atualidade, que mantém a sua ligação a esta área de atividade económica, é o fio condutor deste evento, a que todos poderão assistir já no próximo domingo”, finalizou.

Nazaré, 21 de junho de 2013

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Prémios Vinhos de Portugal 2024 realizado em Alcobaça

Ministro da Agricultura marcou presença no evento que decorreu em hotel de luxo da cidade O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi, no passado dia 3 de maio, o local escolhido para a realização da cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da 11º...

concurso de vinhos portugueses