Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 27° C

Cortejo Etnográfico em Valado dos Frades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Valado dos Frades realiza no próximo domingo, 30 de junho, um Cortejo Etnográfico, em que deverão participar cerca de 200 figurantes, segundo estimativas da organização. O cortejo parte, às 15h00, da Quinta do Campo, passando pela Rua Carlos O’Neill, Praça 25 de Abril; Rua Prof. Arlindo Varela; R. Heróis do Ultramar; Rua Fonte Geada; Rua Couto Ferreira; Av. da Nazaré; Rua D. Dinis; Rua das Lagoas; Rua da Mesquita; Rua do Campo; regressando à Praça 25 de Abril vindo pela Rua Prof. Arlindo Varela.

O cortejo parte, às 15h00, da Quinta do Campo, passando pela Rua Carlos O’Neill, Praça 25 de Abril; Rua Prof. Arlindo Varela; R. Heróis do Ultramar; Rua Fonte Geada; Rua Couto Ferreira; Av. da Nazaré; Rua D. Dinis; Rua das Lagoas; Rua da Mesquita; Rua do Campo; regressando à Praça 25 de Abril vindo pela Rua Prof. Arlindo Varela.

A iniciativa realizou-se, pela primeira vez, em 1991 e regressa, agora, mais de duas décadas depois, para “recordar quem fomos e de quem descendemos”, disse Ana Condinho, da organização, adiantando que o evento irá “mostrar a evolução cultural e das vivências até à atualidade”.

Ao longo do percurso, o cortejo, que deverá durar cerca de quatro horas, mostrará trajes adaptados da época retratada, através dos 200 figurantes e carros agrícolas esperados; da atividade económica (a agricultura), da gastronomia de época, e de explicações que, passo a passo, serão dadas, pela organização, relativamente ao que se está a visualizar. O recinto do cortejo será, ainda, animado com jogos tradicionais.

“Pretendemos evocar os 900 anos de história de Valado dos Frades, desde a sua formação e do importante contributo da Ordem de Cister para a formação do aglomerado, até à atualidade, com o auxilio dos figurantes, dos adereços, da gastronomia de época, e do ambiente que estamos a recriar para este evento, o segundo do género em 22 anos”, referiu Ana Condinho.

Para dar ainda maior realismo ao Cortejo, a organização está a apelar aos moradores para enfeitarem as suas casas e ruas com colchas, trajes tradicionais e utensílios agrícolas.

O evento está integrado no programa comemorativo das Festas da Vila, iniciativa da Junta de Freguesia para assinalar a passagem de mais um aniversário da elevação de Valado dos Frades a vila. As festividades terminam no domingo, 30 de junho.

“Este evento pretende ser o reforço da identidade de uma trajetória da história da vila” e fecha um programa festivo “das coletividades e associações desta freguesia, que ao longo de um mês uniram esforços para festejar uma data relevante” para a povoação, disse José Marques Santos, presidente da Junta de Freguesia de Valado dos Frades.

“O contexto agrícola e o desenvolvimento da povoação até à atualidade, que mantém a sua ligação a esta área de atividade económica, é o fio condutor deste evento, a que todos poderão assistir já no próximo domingo”, finalizou.

Nazaré, 21 de junho de 2013

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

As vantagens de apostar num projeto de cozinha com ilha

Este tipo de cozinhas modernas com ilha, são cada vez mais comuns em Portugal por oferecerem uma estética interessante e serem muito mais práticas do que as cozinhas com uma disposição mais tradicional.

artigo

IPSS’s de Alcobaça e Nazaré recebem 17 viaturas

A cerimónia de assinatura do protocolo, no âmbito da candidatura “Mobilidade Verde - Carros Elétricos para Instituições Particulares de Solidariedade Social com Serviço de Apoio Domiciliário a Idosos”, teve lugar no passado dia 29 de maio, no Cineteatro de Porto de...

anexo sem nome 00056

CERCINA adquire instalações do Centro Social do Rio Novo

As instalações do antigo Centro Social do Rio Novo, na Nazaré, foram adquiridas pela CERCINA – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré. Neste imóvel, devoluto há largos anos, pretende a CERCINA instalar o novo Serviço de Apoio...

cercina