Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
21° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C

Cortejo Etnográfico em Valado dos Frades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Valado dos Frades realiza no próximo domingo, 30 de junho, um Cortejo Etnográfico, em que deverão participar cerca de 200 figurantes, segundo estimativas da organização. O cortejo parte, às 15h00, da Quinta do Campo, passando pela Rua Carlos O’Neill, Praça 25 de Abril; Rua Prof. Arlindo Varela; R. Heróis do Ultramar; Rua Fonte Geada; Rua Couto Ferreira; Av. da Nazaré; Rua D. Dinis; Rua das Lagoas; Rua da Mesquita; Rua do Campo; regressando à Praça 25 de Abril vindo pela Rua Prof. Arlindo Varela.

O cortejo parte, às 15h00, da Quinta do Campo, passando pela Rua Carlos O’Neill, Praça 25 de Abril; Rua Prof. Arlindo Varela; R. Heróis do Ultramar; Rua Fonte Geada; Rua Couto Ferreira; Av. da Nazaré; Rua D. Dinis; Rua das Lagoas; Rua da Mesquita; Rua do Campo; regressando à Praça 25 de Abril vindo pela Rua Prof. Arlindo Varela.

A iniciativa realizou-se, pela primeira vez, em 1991 e regressa, agora, mais de duas décadas depois, para “recordar quem fomos e de quem descendemos”, disse Ana Condinho, da organização, adiantando que o evento irá “mostrar a evolução cultural e das vivências até à atualidade”.

Ao longo do percurso, o cortejo, que deverá durar cerca de quatro horas, mostrará trajes adaptados da época retratada, através dos 200 figurantes e carros agrícolas esperados; da atividade económica (a agricultura), da gastronomia de época, e de explicações que, passo a passo, serão dadas, pela organização, relativamente ao que se está a visualizar. O recinto do cortejo será, ainda, animado com jogos tradicionais.

“Pretendemos evocar os 900 anos de história de Valado dos Frades, desde a sua formação e do importante contributo da Ordem de Cister para a formação do aglomerado, até à atualidade, com o auxilio dos figurantes, dos adereços, da gastronomia de época, e do ambiente que estamos a recriar para este evento, o segundo do género em 22 anos”, referiu Ana Condinho.

Para dar ainda maior realismo ao Cortejo, a organização está a apelar aos moradores para enfeitarem as suas casas e ruas com colchas, trajes tradicionais e utensílios agrícolas.

O evento está integrado no programa comemorativo das Festas da Vila, iniciativa da Junta de Freguesia para assinalar a passagem de mais um aniversário da elevação de Valado dos Frades a vila. As festividades terminam no domingo, 30 de junho.

“Este evento pretende ser o reforço da identidade de uma trajetória da história da vila” e fecha um programa festivo “das coletividades e associações desta freguesia, que ao longo de um mês uniram esforços para festejar uma data relevante” para a povoação, disse José Marques Santos, presidente da Junta de Freguesia de Valado dos Frades.

“O contexto agrícola e o desenvolvimento da povoação até à atualidade, que mantém a sua ligação a esta área de atividade económica, é o fio condutor deste evento, a que todos poderão assistir já no próximo domingo”, finalizou.

Nazaré, 21 de junho de 2013

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn