Cortejo Etnográfico em Valado dos Frades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Valado dos Frades realiza no próximo domingo, 30 de junho, um Cortejo Etnográfico, em que deverão participar cerca de 200 figurantes, segundo estimativas da organização. O cortejo parte, às 15h00, da Quinta do Campo, passando pela Rua Carlos O’Neill, Praça 25 de Abril; Rua Prof. Arlindo Varela; R. Heróis do Ultramar; Rua Fonte Geada; Rua Couto Ferreira; Av. da Nazaré; Rua D. Dinis; Rua das Lagoas; Rua da Mesquita; Rua do Campo; regressando à Praça 25 de Abril vindo pela Rua Prof. Arlindo Varela.

O cortejo parte, às 15h00, da Quinta do Campo, passando pela Rua Carlos O’Neill, Praça 25 de Abril; Rua Prof. Arlindo Varela; R. Heróis do Ultramar; Rua Fonte Geada; Rua Couto Ferreira; Av. da Nazaré; Rua D. Dinis; Rua das Lagoas; Rua da Mesquita; Rua do Campo; regressando à Praça 25 de Abril vindo pela Rua Prof. Arlindo Varela.

A iniciativa realizou-se, pela primeira vez, em 1991 e regressa, agora, mais de duas décadas depois, para “recordar quem fomos e de quem descendemos”, disse Ana Condinho, da organização, adiantando que o evento irá “mostrar a evolução cultural e das vivências até à atualidade”.

Ao longo do percurso, o cortejo, que deverá durar cerca de quatro horas, mostrará trajes adaptados da época retratada, através dos 200 figurantes e carros agrícolas esperados; da atividade económica (a agricultura), da gastronomia de época, e de explicações que, passo a passo, serão dadas, pela organização, relativamente ao que se está a visualizar. O recinto do cortejo será, ainda, animado com jogos tradicionais.

“Pretendemos evocar os 900 anos de história de Valado dos Frades, desde a sua formação e do importante contributo da Ordem de Cister para a formação do aglomerado, até à atualidade, com o auxilio dos figurantes, dos adereços, da gastronomia de época, e do ambiente que estamos a recriar para este evento, o segundo do género em 22 anos”, referiu Ana Condinho.

Para dar ainda maior realismo ao Cortejo, a organização está a apelar aos moradores para enfeitarem as suas casas e ruas com colchas, trajes tradicionais e utensílios agrícolas.

O evento está integrado no programa comemorativo das Festas da Vila, iniciativa da Junta de Freguesia para assinalar a passagem de mais um aniversário da elevação de Valado dos Frades a vila. As festividades terminam no domingo, 30 de junho.

“Este evento pretende ser o reforço da identidade de uma trajetória da história da vila” e fecha um programa festivo “das coletividades e associações desta freguesia, que ao longo de um mês uniram esforços para festejar uma data relevante” para a povoação, disse José Marques Santos, presidente da Junta de Freguesia de Valado dos Frades.

“O contexto agrícola e o desenvolvimento da povoação até à atualidade, que mantém a sua ligação a esta área de atividade económica, é o fio condutor deste evento, a que todos poderão assistir já no próximo domingo”, finalizou.

Nazaré, 21 de junho de 2013

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222