Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
10° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
2° C
  • Sunday 6° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
Editorial

Multa por… descontentamento!

Maria Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há uns anos, o presidente da República pedia que o deixassem trabalhar. Há uns dias um homem foi multado por tê-lo mandado trabalhar, enquanto decorriam as comemorações do dia de Portugal.

Não deixa de ser irónico. Como diz o ditado: “Preso por ter cão e preso por não ter”, que é como quem diz: preso por não deixar o senhor professor doutor trabalhar e preso por mandá-lo trabalhar! Bom, talvez a multa tenha sido aplicada devido ao palavrão que veio a acompanhar a referida ordem ou conselho dado à ilustre figura. Se foi por abuso de linguagem, mais de meio país devia pagar multas e a outra metade ir dormir aos calabouços pelo menos 5 noites por semana, cada vez que insulta através de palavras ou pensamentos aqueles que tomaram para si a missão de desgovernar o nosso país.

Se por um lado é irónico, por outro torna-se quase reconfortante saber que, em vez de fazer terapia devido à depressão crónica em que vivemos, um insulto quase heróico, mas caro, alivia a alma de quem está profundamente revoltado.

Pobre cidadão que vai ter de pagar sozinho por um insulto coletivo. Afinal, um presidente que comunica por facebook e só diz o que pensa quando sai do país precisa de fazer terapia ocupacional… e não há melhor terapia do que trabalhar. Em última análise, o cidadão apenas estava preocupado com a saúde do presidente. E paga uma pessoa uma multa só por dar um conselho! Ao ponto que nós chegamos! O palavrão também tem explicação: talvez o senhor seja de alguma região em que o linguajar seja mais à vontade e as palavras feias não tenham assim tanto peso como na capital … E mesmo que assim não seja, que atire a primeira pedra aquele que nunca chamou nomes ao figurão político.

Ainda há poucas semanas, um ilustre comentador televisivo chamou “palhaço” à mesma personagem da cena política. Não podemos estar mais em desacordo: o palhaço é uma figura simpática que nos faz rir e esquecer as tristezas da vida. O presidente e o governo fazem exatamente o contrário: fazem-nos chorar e esquecer as alegrias da vida.

No entanto, o comentador, apesar de ter insultado os palhaços, não pagou qualquer multa aos mesmos por tê-los comparado com alguém que torna os nossos dias mais tristes e sombrios com a sua inoperância. Esta situação desigual só nos fez recordar aquilo que tentamos negar todos os dias: há portugueses de primeira e de segunda…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos