Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C
Editorial

Multa por… descontentamento!

Maria Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há uns anos, o presidente da República pedia que o deixassem trabalhar. Há uns dias um homem foi multado por tê-lo mandado trabalhar, enquanto decorriam as comemorações do dia de Portugal.

Não deixa de ser irónico. Como diz o ditado: “Preso por ter cão e preso por não ter”, que é como quem diz: preso por não deixar o senhor professor doutor trabalhar e preso por mandá-lo trabalhar! Bom, talvez a multa tenha sido aplicada devido ao palavrão que veio a acompanhar a referida ordem ou conselho dado à ilustre figura. Se foi por abuso de linguagem, mais de meio país devia pagar multas e a outra metade ir dormir aos calabouços pelo menos 5 noites por semana, cada vez que insulta através de palavras ou pensamentos aqueles que tomaram para si a missão de desgovernar o nosso país.

Se por um lado é irónico, por outro torna-se quase reconfortante saber que, em vez de fazer terapia devido à depressão crónica em que vivemos, um insulto quase heróico, mas caro, alivia a alma de quem está profundamente revoltado.

Pobre cidadão que vai ter de pagar sozinho por um insulto coletivo. Afinal, um presidente que comunica por facebook e só diz o que pensa quando sai do país precisa de fazer terapia ocupacional… e não há melhor terapia do que trabalhar. Em última análise, o cidadão apenas estava preocupado com a saúde do presidente. E paga uma pessoa uma multa só por dar um conselho! Ao ponto que nós chegamos! O palavrão também tem explicação: talvez o senhor seja de alguma região em que o linguajar seja mais à vontade e as palavras feias não tenham assim tanto peso como na capital … E mesmo que assim não seja, que atire a primeira pedra aquele que nunca chamou nomes ao figurão político.

Ainda há poucas semanas, um ilustre comentador televisivo chamou “palhaço” à mesma personagem da cena política. Não podemos estar mais em desacordo: o palhaço é uma figura simpática que nos faz rir e esquecer as tristezas da vida. O presidente e o governo fazem exatamente o contrário: fazem-nos chorar e esquecer as alegrias da vida.

No entanto, o comentador, apesar de ter insultado os palhaços, não pagou qualquer multa aos mesmos por tê-los comparado com alguém que torna os nossos dias mais tristes e sombrios com a sua inoperância. Esta situação desigual só nos fez recordar aquilo que tentamos negar todos os dias: há portugueses de primeira e de segunda…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cinco missões para um Portugal Inteiro

No ano em que celebramos o cinquentenário do 25 de Abril, é com orgulho e humildade que nos dirigimos ao povo português para partilhar de forma clara e firme a visão que temos para Portugal, os objetivos que perseguiremos e as medidas que implementaremos. Com...

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1