Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C

Substância que pode provocar cancro vai ser retirada de escolas da região

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi diviulgada uma lista de 53 estabelecimentos de ensino que vão deixar de ter coberturas de fibrocimento com amianto, uma substância potencialmente cancerígena. Sete escolas do distrito foram identificadas pelo Ministério da Educação para receber intervenções prioritárias para a retirada de placas de amianto, estando previstas obras durante o verão, antes do início do novo ano letivo, nas Caldas da Rainha, para retirada das placas de fibrocimento.

Na lista das escolas identificadas como prioritárias para intervenções fazem parte a escola básica Frei Estevão Martins (Alcobaça), a Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha), a escola básica Mouzinho de Albuquerque (Batalha), escola secundária da Batalha, escola secundária Pinhal do Rei (Marinha Grande), escola secundária de Mira de Aire (Porto de Mós) e escola básica e secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere).

“Posteriormente outras escolas integrarão o programa operacional, em função das situações detetadas”, refere a tutela.

A lista das escolas foi definida após um levantamento realizado pela Direção-Geral dos Estabelecimentos de Ensino em janeiro e fevereiro.

A utiização de fibrocimento é proibida na União Europeia desde 2005, mas muitas das escolas mais antigas contêm este produto na sua construção.

O perigo do amianto reside na possibilidade da inalação das suas fibras, que se podem alojar nos pulmões durante anos. O risco surge quando há degradação de produtos que contenham amianto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

Laborinho Lúcio defende escola que incentive as crianças a perguntar

O nazareno Álvaro Laborinho Lúcio defendeu que a escola deve incentivar as crianças a perguntar, e deve educar para os direitos, e não para os deveres, para formar democratas. Estas declarações foram proferidas, durante o painel “Cultivar a Educação na Escola...

laborinho lucio222